PUBLICIDADE

Secitec firma parceria para realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

PUBLICIDADE

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, tema homenageado na 12ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) mantém contato direto com instituições de ensino para a realização da Semana Nacional e já firmou parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Todas as entidades parceiras estarão realizando, ao longo do ano, atividades simultâneas em seus campi, relacionadas a um dos assuntos centrais do evento que terá como tema ‘Luz, Ciência e Vida’. As divulgações científicas realizadas pelas instituições de ensino parceiras, relacionadas ao tema, deverão ser cadastradas no link da Semana Nacional disponível no site do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A ação fará com que Mato Grosso se fortaleça no cenário nacional de popularização da ciência.

A data nacional para a realização da SNCTI ocorrerá entre os dias 19 e 25 de outubro, mas em Mato Grosso, o evento será antecipado para 6 a 8 de outubro devido a realização da Anprotec na capital mato-grossense, entre os dias 19 e 23 de outubro. A função principal do evento é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de atividades relacionadas a Ciência e Tecnologia.

A entrada é gratuita e a expectativa é que receba um público de 15 mil pessoas nos três dias de evento, no Cenarium Rural. Em Cuiabá, um dos atrativos da Semana Nacional é a VII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde finalistas da educação básica e de ensino técnico estarão apresentando seus trabalhos.

Atividades da Semana Nacional estarão sendo realizadas também no interior do estado pelas instituições parceiras. A Ifmt, Unemat, Sebrae e Senai que fazem parte da rede de contatos da Secitec estarão realizando trabalhos independentes relacionadas ao tema central, com realização de palestras, cursos, seminários, aulas de campo, entre outras ações.

A Superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, professora doutora Lúcia Braga Sousa, disse que “as parcerias tem a função de popularização da ciência estabelecendo colaboração nos eventos coordenados pela Secitec”. Ela destaca a importância da rede de contatos entre o governo do estado, com instituições, universidades e institutos técnicos de educação e ressalta que a secretaria continua se reunindo com outros parceiros para disseminar as ações e atividades nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...
PUBLICIDADE