A Fundação Luverdense de Saúde (FLS), entidade que administra o Hospital São Lucas, receberá mais de R$ 2,2 milhões para aquisição de equipamentos médico-hospitalares. O dinheiro virá de multas e processos trabalhistas aplicados em empresas em Lucas do Rio Verde.
A parceria foi assinada, esta tarde, em audiência na Vara do Trabalho, com a participação do prefeito Otaviano Pivetta, do presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Edson Bueno, da procuradora do Ministério Público do Trabalho, Thalma de Almeida e do presidente da fundação, irmão Nelso Bordignon.
O presidente do TRT explicou que a aplicação dos recursos no próprio município e em favor da população é uma prática da Justiça do Trabalho de Mato Grosso. “Normalmente, esses valores são encaminhados ao Fundo Nacional e lá não sabemos para o onde o recurso é destinado. Então, criamos uma forma de fazer com que o valor de compensação de dano moral voltasse para a sociedade, como forma de compensar os malefícios que a empresa trouxe”, explica.
Os equipamentos serão adquiridos de forma direta e utilizando o princípio da melhor compra e melhor prestação de serviço de manutenção. Todas as transações comerciais serão gerenciadas pelo TRT, com o aval do MPT e Ministério Público Estadual.
O presidente Nelso Brodignon explicou que serão adquiridos tomógrafos, torres de videolaparoscopia, aparelhos de raio x digital e a substituição de equipamentos na área de internação do Sistema Único de Saúde (SUS).
O prefeito Otaviano Pivetta disse que a iniciativa da Justiça do Trabalho de Mato Grosso. “Estou emocionado e muito grato. Temos como meta a ampliação do Hospital São Lucas e este recurso será bem aplicado”, agradeceu.
A audiência foi homologada pela juíza do Trabalho, Caroline Rodrigues de Marchi e contou também com a participação do juiz auxiliar da presidência, Paulo Roberto Brescovici, da promotora Fernanda Pawelec, da nova diretora do Hospital São Lucas, Fernanda Dotto e demais representantes da instituição, informa a assessoria.