PUBLICIDADE

Secretários oficializam retomada de Comitê Gestor em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A nova composição do Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) foi oficializada, ontem, durante evento coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). A formação do comitê marcou a retomada do Gespública no Estado. O programa visa promover a gestão pública de excelência, contribuindo para o aumento da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

São membros do comitê os secretários Marco Marrafon (Planejamento), Paulo Taques (Casa Civil), Júlio Modesto (Gestão) e Paulo Brustolin (Fazenda), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Valter Albano, o assessor estratégico da Eletronorte, Egner da Silva Grecco e o gerente de Filial do Fundo de Garantia (GFUG) da Caixa Econômica Federal, Celso Vicente Proença.

“Hoje damos início a mais uma etapa da transformação que o governador Pedro Taques está promovendo no Estado, com a retomada do Gespública. Com o apoio do Tribunal de Contas do Estado, vamos colocar em prática ações que visem garantir a eficiência das políticas públicas e a busca por resultados positivos”, declarou o secretário Marrafon.

O presidente do TCE, conselheiro Valter Albano, destacou o empenho do Poder Executivo Estadual em implantar boas práticas de gestão. “Desde 2006, o TCE tem concentrado esforços para orientar as instituições com a finalidade de garantir a execução de boas práticas de gestão pública, mas é impossível cumprirmos bem o nosso papel se o esforço não for recíproco. Agora, encontramos nesse momento histórico pelo qual passa o Estado, uma oportunidade fantástica para retomarmos o programa”.

O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, afirmou que a iniciativa é histórica em Mato Grosso. “São decisões como essas que resultam, de fato, em transformações”.

Instituído em fevereiro de 2005 por meio do Decreto nº. 5.378, o Gespública pode ser aplicado tanto nas organizações públicas quanto na iniciativa privada.

Segundo a coordenadora do núcleo estadual do programa, Patrícia de Souza Proença, o Comitê Gestor tem a missão de mobilizar os órgãos e entidades da administração pública para a melhoria e desburocratização da gestão e desenvolver um modelo de excelência em gestão pública.

“Além disso, precisamos orientar e capacitar os órgãos e entidades para a implantação de ciclos contínuos de avaliação e de melhoria da gestão e fornecer apoio técnico para melhoria do atendimento ao cidadão e simplificação de procedimentos e normas”.

Entre os órgãos e instituições estaduais que já aderiram ao Gespública, estão as Secretarias de Planejamento, Fazenda, Trabalho e Assistência Social, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a MT Participações e Projetos S/A (MT-PAR), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), a Eletronorte e a Caixa Econômica Federal.

A partir da assinatura de Termo de Ancoragem com o Tribunal de Contas do Estado, que deverá ser realizada no próximo mês, a Secretaria de Planejamento passará a ser coordenadora do Gespública no Estado e irá trabalhar para que todas as demais secretarias também sejam integradas ao programa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Orquestra de Mato Grosso abre temporada de apresentações neste sábado

A Orquesta CirandaMundo realiza a primeira apresentação da temporada...

Lançado concurso criativo de desenhos e frases com premiação em Sinop

O Conselho de Alimentação Escolar de Sinop lançou hoje...

Moto atinge caçamba e entregador fica ferido em Lucas do Rio Verde

O acidente de trânsito com uma Honda Start preta...
PUBLICIDADE