PUBLICIDADE

Parlamentares federais de MT discutirão com ministra portarias sobre espécies ameaçadas de extinção

PUBLICIDADE

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) discutiu, hoje, os pontos a serem analisados durante audiência publica, a ser realizada em Brasília, referente às Portarias 443, 444 e 445, publicadas em dezembro de 2014 pelo Ministério do Meio Ambiente. Os documentos reconhecem 3.285 espécies ameaçadas de extinção, sendo 2.113 espécies de plantas; 698 espécies da fauna, incluindo todos os grandes grupos de animais – aracnídeos, insetos, anfíbios, répteis, aves, mamíferos; e 475 espécies de peixes e invertebrados aquáticos.

O deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) observou na reunião a importância do tema a ser tratado, em especial, sobre a metodologia de elaboração das listas e estudos científicos embasados. Ficou definida com os demais parlamentares da FPA a convocação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para a audiência com intuito de sanar as principais dúvidas, bem como, avaliar tecnicamente os efeitos das portarias, considerando as espécies listadas e reforma do conteúdo normativo das portarias.

Na reunião de hoje, ainda foi debatido o impacto da Lei nº 9.605/98 de “proteção integral” nas atividades agropecuárias, tendo em vista a restrição do uso de agroquímicos, mesmo fora das áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente (as APPs), no caso as áreas de uso agropecuário e florestal.

Outros temas também estavam em pauta, dentre elas, a votação da PLS 236/2012 que modifica pontos importantes do Código Penal; Recursos Energéticos e prováveis vetos ao PL 7735/2014; emenda para seguro agrícola (MP 663/2014) e protocolo de Nagoya.

Além de Fonseca, participam da Frente os deputados mato-grossenses Adilton Sachetti, Fábio Garcia, Nilson Leitão, Victório Galli, Ságuas Moraes, Valtenir Pereira e os senadores Blairo Maggi, José Medeiros e Wellington Fagundes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE