PUBLICIDADE

Consórcio prevê mais 33 meses de trabalho para concluir VLT em Cuiabá

PUBLICIDADE

O Veículo Leve Sobre Trilhos em Cuiabá e Várzea Grande pode ficar pronto no prazo de 33 meses contados a partir da retomada das obras, caso o governo do Estado mantenha em dia os pagamentos e as desapropriações necessárias para dar continuidade às obras. A proposta foi apresentada pelo consórcio VLT, responsável pelo modal em Cuiabá e Várzea Grande, no Planejamento de Retomada e Conclusão das obras de implantação do VLT entregue à Secretaria de Estado de Cidades (Secid). A entrega do planejamento estava prevista em um acordo feito por intermédio da Justiça Federal que previa a entrega desse cronograma de execução por parte do consórcio e também a do cronograma de pagamentos por parte do Estado em 30 dias, prazo que termina hoje (9).

De acordo com a assessoria de imprensa do Consócio VLT o cronograma foi protocolado no último dia (7). Até ontem o governo do Estado ainda não havia apresentado às empresas o cronograma de pagamento referente a medições de outu-bro, novembro e dezembro do ano passado. As obras do modal estão suspensas desde dezembro do ano passado, quando o Consórcio alegou atrasos nos pagamentos em torno de R$ 160 milhões.

No acordo ficou definido a suspensão do contrato das obras do VLT pelo prazo de 75 dias para que as empresas e o governo apresentem propostas para um novo acordo. Ao final do prazo, uma nova audiência será realizada para definir os rumos do modal. No próximo dia (24) o governo deve ainda apresentar ao consórcio um planejamento de desapropriações. Este documento esta sendo elaborado pela secretaria.

Das 358 desapropriações previstas para a obra em Cuiabá e Várzea Grande, apenas 123 teriam sido executas. O fato é apontado pelas empresas como um dos principais motivos do atraso nas obras do modal. As desapropriações são de responsabilidade do governo.

Dentro desse prazo, o governo ainda deverá apresentar uma análise do pedido de reequilíbrio econômico-financeiro feito pelo Consórcio que alega que não será possível concluir as obras do modal sem que haja um reequilíbrio do contrato. As empresas que formam o consórcio VLT deixaram claro o interesse em concluir as obras, mas por outro lado, o Estado ainda não decidiu se dará continuidade às obras do modal.

Valores – as obras do veículo chegaram a ser orçadas em R$ 696 milhões, mas foram contratadas por pouco mais de R$ 1,4 bilhão. Deste total, já foram pagos R$ 1,066 bilhão. O valor para o término do modal pode ultrapassar R$ 1,8 bilhão e esse tem sido o principal entrave para dar continuidade às obras que estavam previstas para ser entregues para a Copa do Mundo de 2014.P

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE