domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Turistas estrangeiros são atraídos por Mato Grosso

PUBLICIDADE

o entrar no pequeno distrito de Bom Jardim, em Nobres, a paranaense Liziane de Fátima teve a impressão de que a tímida cidade do interior do Mato Grosso teria pouco a oferecer aos turistas. Mas foi com uma grata surpresa que descobriu que a falta de sinal de internet era compensada por uma vegetação nativa quase intocada e cercada pelas belezas e encantos das águas cristalinas de rios repletos de peixes, cavernas subaquáticas e cachoeiras que atraem visitantes do mundo todo.

Por indicação de amigos, Liziane fez questão de conhecer o Aquário Encantado e o Rio Salobra em sua primeira visita a Mato Grosso. Munida com máquina fotográfica, colete para flutuação, máscara de mergulho e tubo snorkel, a paranaense percorreu uma trilha de 500 metros pela mata fechada até chegar ao local do mergulho. O caminho até chegar nas atrações guarda surpresas inesperadas para quem está acostumado a viver nas grandes cidades. “No caminho tiramos fotos com os macaquinhos que parecem fazer pose para nossa câmera. Vimos pássaros que não estamos acostumados a ver, como a arara, e aproveitamos o ar fresco do mato”, contou.

A 180 km de Cuiabá, Nobres é um paraíso ecológico que vem se firmando como um dos principais pontos turísticos mato-grossenses, recebendo visitantes que buscam um turismo de aventura, com mergulhos entre peixes em rios transparentes e piscinas naturais, sem falar na caminhada em trilhas pela mata que dá acesso a cachoeiras e paisagens deslumbrantes. Liziane, que já está acostumada a viajar pelo Brasil, se empolgou com o contato direto com a natureza. “Isso aqui é maravilhoso. Nunca pensei em encontrar um lugar tão bonito assim aqui no meio do Brasil. Vi as fotos na internet e resolvi conferir como seria mergulhar em uma água transparente e tão perto dos peixes. Vou trazer muita gente do Sul para conhecer esse paraíso. Espetacular!”.

Depois da diversão na água é hora de recuperar as energias com uma boa comida regional mato-grossense. Quando os turistas voltaram para a pousada, encontraram uma mesa farta com os tradicionais pratos de pacu frito e farofa de banana. Cardápio que cai no gosto dos visitantes. “ É maravilhoso vir aqui, ver a paisagem e depois conhecer as comidas típicas da região. Vou voltar aqui, certamente”, comemorou o analista de sistemas Vinícius do Livramento, que veio do Rio de Janeiro para conferir as belezas da região.

Todo o trajeto é realizado com um guia responsável também para dar treinamentos a quem não tem experiência em flutuação. Débora do Nascimento tem por ofício conduzir o passeio dos turistas no aquário encantado, onde os peixes “estão ali como se fossem de estimação”. Guia turística há 10 anos, Débora nasceu em Rosário Oeste e se criou no distrito de Bom Jardim, em Nobres. Ela, que diz não trocar este trabalho "por nada nesse mundo", comemorou o apoio que o novo governo do Estado tem dado à localidade.

Com menos de quatro meses de administração, o governador Pedro Taques em um trabalho realizado com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e o Ministério Público, liberou licenças ambientais para seis propriedades na região. O documento irá possibilitar que os empresários consigam crédito para melhorar a infraestrutura dos pontos turísticos. Os títulos foram entregues no dia 25 de abril e já trazem esperança para quem vive do turismo.

Para o dono da Pousada Roda das Águas, no distrito de Bom Jardim, Antônio Constantino da Silva, o problema da documentação era um impedimento para o desenvolvimento do turismo no local. Agora, devidamente regularizados, os turistas podem esperar encontrar pontos turísticos mais estruturados e uma cidade mais organizada para visitar. “Sem o licenciamento não temos a documentação e, sem a documentação, não conseguimos financiamentos para investir na infraestrutura. Esse lugar que já é lindo vai ficar ainda melhor”.

Hoje o distrito de Bom Jardim em Nobres possui cerca de 300 leitos distribuídos em 14 pousadas que estão sempre lotadas nos finais de semana e feriados. O governo de Mato Grosso se esforça para aumentar essa estrutura.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE