PUBLICIDADE

Reclamações sobre a telefonia móvel crescem 81% em MT

PUBLICIDADE

O número de reclamações contra telefonia móvel cresceu 81% no Estado este ano. De 1º de janeiro a 25 de março de 2014, o Procon Estadual registrou 280 denúncias de consumidores que questionaram cobranças abusivas e falta da qualidade no serviço. No mesmo período deste ano, foram 507 reclamações contra empresas do setor. Problemas que devem reduzir, garantem as empresas, a partir da aprovação esta semana da Lei Geral das Antenas (PLS 293/2012) no Senado. A legislação, que aguarda apenas a sanção presidencial, unifica regras para instalação e compartilhamento de torres, além de dar mais celeridade aos processos de autorização para as empresas de telecomunicações. 

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) comemorou a aprovação da Lei, que segundo a entidade vai desburocratizar o processo de licenciamento de antenas de telefonia celular no Brasil, permitindo a melhoria da capacidade das redes e da qualidade dos sinais. Isso porque a nova regra fixa um prazo máximo de 60 dias para a emissão das licenças e simplifica os procedimentos legais. “A adequação dos critérios municipais às novas regras definidas pelo Congresso Nacional é um passo que agora se torna importante para permitir que os benefícios da nova legislação cheguem à população local e atendam à crescente demanda por serviços móveis, entre eles a banda larga pelo celular”, diz o SindiTelebrasil. 

Pela lei aprovada, os municípios com mais de 300 mil habitantes devem instituir uma comissão para contribuir com a implantação da Lei das Antenas em âmbito local. A instalação, em área urbana, de infraestrutura de redes de telecomunicações de pequeno porte está dispensada das licenças, mas deve obedecer a regulamentação específica. As licenças serão de pelo menos 10 anos, podendo ser renovadas. Além de fixar prazo para a liberação de licenças, que em muitos casos tem levado mais de 1 ano, segundo o sindicato, a lei simplifica os procedimentos ao definir, por exemplo, que o pedido de instalação de antena seja endereçado a um órgão municipal.
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...
PUBLICIDADE