PUBLICIDADE

Setor madeireiro se reúne com deputados e demandas serão apresentadas

PUBLICIDADE

O setor madeireiro foi recebido nesta sexta-feira (27) para uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), o deputado Oscar Bezerra (PSB) e o deputado Romoaldo Junior (PMDB). Participaram do encontro oito sindicatos e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem). A dificuldade no avanço dos manejos sustentáveis foi a pauta do encontro.

O deputado Oscar Bezerra explicou que Mato Grosso está sendo prejudicado devido a classificação da madeira que voltou a ser obrigatória devido a uma liminar judicial.

“Nosso Estado é o único da Bacia Amazônica que utiliza a classificação da madeira e isso causa um enorme prejuízo para os nossos produtores, e uma enorme burocracia para o setor. A classificação da madeira havia sido suspensa no ano passado mas voltou a vigorar a base de liminar judicial”, explicou o parlamentar.

Com isso, ficou acertado que a Mesa Diretora da Casa de Leis através de sua Procuradoria irá buscar a derrubada da classificação da madeira.

“A participação da Assembleia Legislativa através da Mesa Diretora é fundamental, porque com a liminar reverteu a questão da classificação e vamos contestar para prevalecer a não classificação e consequentemente adequar o modelo da lei, para colocar o Mato Grosso no mesmo patamar dos outros Estado. Os nossos produtores não podem ser prejudicados”, reforçou o deputado.

Sobre a dificuldade dos manejos sustentáveis, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) havia justificado falta de quadro técnico. O secretário da Casa Civil Paulo Taques ordenou a contratação imediata em caráter emergencial de 25 técnicos que ficarão responsáveis apenas pelos manejos sustentáveis.

Uma reunião com a secretária da Sema, Ana Luiza Peterlini irá ocorrer na próxima quarta-feira (4), na sala da Presidência da Assembleia Legislativa às 10h, juntamente com o setor, sindicatos e parlamentares.

O tema será novamente a dificuldade encontrada pelo setor referente aos manejos sustentáveis. “A secretária irá apresentar uma resolução para o tema, tendo em vista que fizemos uma ligação comunicando todo o conteúdo discutido na reunião de hoje, e temos certeza que o governo do Estado fará o que estiver ao seu alcance para não causar prejuízos aos nossos produtores”, concluiu Oscar Bezerra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE