
A Rota do Oeste, tem a concessão de trechos BR-163, em pouco mais de 800 quilômetros (de Sinop a divisa com Mato Grosso do Sul), no entanto, atualmente apenas 450 estão sob responsabilidade dela, enquanto o restante está sob cuidados do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT). A concessionária já faz a duplicação da rodovia pelo Sul, em Rondonópolis, em 25 quilômetros.
Ainda ano passado, a agência encaminhou ao Ministério dos Transportes a proposta para declaração de utilidade pública de áreas na BR-163, para fins de desapropriação visando a instalação de pedágios. Os projetos descritivos são relacionados às praças de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Itiquira, Rondonópolis, Campo Verde, Cuiabá e Jangada. O teor do documento, bem como quantidade de propriedades e indenizações não foi divulgado.
A ANTT também já aprovou a revisão extraordinária da tarifa básica de pedágio da BR-163, em 0,86%, entre Sinop e a divisa com Mato Grosso do Sul. Com isso, ela passou de R$ 0,02638 por quilômetro (ou R$ 2,638 para 100 quilômetros rodados), apresentado no leilão em novembro de 2013, para R$ 0,02661. O primeiro valor teve deságio de 52,03% em relação ao teto de R$ 0,055. A cobrança deve começar a partir do final do primeiro semestre deste ano.


