segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais de 600 reeducandos já utilizam a tornozeleira eletrônica em MT

PUBLICIDADE

Mais de 600 reeducandos já utilizam a tornozeleira eletrônica em Mato Grosso e, segundo o gestor da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Márcio Dorilêo, a colocação do equipamento, que foi implantada na gestão anterior, terá continuidade uma vez que, até o momento, apresentou resultados positivos. A ação é uma das maneiras encontradas pela pasta para reduzir a superlotação das unidades prisionais, que hoje excede em 3.442 vagas do que é suportado.

De acordo com Dorilêo, até o momento apenas 11 detentos descumpriram as regras do regime semiaberto monitorado por tornozeleira. “Em nove dos casos o problema se deu pela tentativa de retirar o equipamento, com a ajuda de objetos cortantes ou arrebentando.

E apenas quatro voltaram para o regime fechado por cometer crimes novamente”. O secretário acrescenta que a intenção da pasta é manter a medida, que tem como objetivo principal ressocializar o reeducando. “Além de nos ajudar a aliviar o déficit de vagas nos presídios, colocar o detento nas ruas é uma forma de dar a oportunidade dele ser reinserido na sociedade, já que ele ficando solto durante o dia, pode estar trabalhando ou estudando”.

Ainda em se tratando da superlotação das unidades prisionais do Estado, Dorilêo disse que medidas já estão sendo tomadas para que novas unidades sejam entregues e dessa maneira o excedente de detentos diminua. “A superlotação dos presídios é ruim não só para os detentos, mas também para os servidores, que acabam trabalhando sobrecarregados e em uma estrutura precária. Nosso objetivo é dar melhores condições a todos que de uma forma ou outra convivem ali”.

Em dezembro do ano passado foi inaugurado o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Juína (735 km a Noroeste de Cuiabá), com 152 vagas distribuídas em 24 celas coletivas e oito individuais. A obra foi orçada em R$ 6,1 milhões e deve abrigar reeducandos de Juína e municípios do Vale do Juruena. “Além desta, temos em andamento a obra do CDP de Peixoto de Azevedo que contará com 256 vagas que deve ser concluída até dezembro deste ano”, ressaltou o secretário.

As obras de outras unidades também estão em anda- mento, como por exemplo, o Presídio para Jovens e Adultos de Várzea Grande que disponibilizará 1008 vagas e, segundo o secretário, já teve o financiamento apro- vado pela Caixa Econômica Federal, os CDP’s de Sapezal e Porto Alegre do Norte, ambos com 336 vagas cada um. “Pretende- mos entregar todas estas unidades até o final da gestão”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE