
O investimento para a instalação das câmeras e da central de monitoramento é de mais de R$ 2,6 milhões. O valor é proveniente de um convênio firmado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do programa do governo federal Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), e o governo do Estado.
O objetivo é propiciar melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam nos municípios situados na faixa de fronteira, reaparelhando e equipando as unidades para o combate mais eficaz ao crime na região.
Policiais militares serão treinados para manusear a ferramenta. As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos das cidades que serão monitorados 24 horas pelos profissionais. A ferramenta irá contribuir no trabalho de prevenção a criminalidade. Além disso, as imagens capturadas também poderão servir de prova para inquéritos policiais.
Com as novas instalações, Mato Grosso terá dez cidades na região da fronteira equipadas com as câmeras de videomonitoramento. Cáceres, Mirassol D'Oeste, Comodoro e Tangará da Serra já possuem a ferramenta.


