PUBLICIDADE

Secretário revoga programa de apoio à Cultura em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O secretario estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho, revogou, hoje, o edital do Programa de Apoio à Cultura (PROAC). De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial do Estado, a medida faz parte dos compromissos assumidos para os 100 primeiros dias do governo, e visa “dar maior transparência na tramitação e análise dos projetos culturais”.

No acordo assinado com o governador, Pedro Taques, ficou acertada a revisão da legislação do Fundo Estadual de Fomento à Cultura e da estrutura da Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Cultura.

O Proac 2015 estava com inscrições de projetos abertas até 20 de fevereiro, que, entretanto, ficam suspensas até a divulgação de uma nova portaria, o que ainda não tem prazo para ocorrer.

Conforme Só Notícias já informou, 31 pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil por supostamente desviar recursos do programa. Segundo as investigações, a quadrilha por meio de seus líderes cooptava pessoas, apontadas como "laranjas", e na sequência montava projetos culturais "frios" para recebimento de recursos, e uma vez recebido o pagamento, o dinheiro era repassado, quase na totalidade, aos chefes do bando, que usavam familiares para "lavar" o dinheiro.

Para compreender o esquema, a Polícia Civil analisou 541 projetos culturais, propostos entre os anos de 2012, 2013 e 2014. Do montante, 337 projetos foram apresentados à Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, com movimentação total de R$15 milhões de recursos do Proac, dos quais as investigações identificaram irregularidades em 49 projetos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições de seletivo com 20 vagas em prefeitura no Nortão encerram dia 28

A fase de inscrições em processo seletivo simplificado na...

Fachada de empresa cede e deixa um ferido em Nova Mutum

Um homem, de 32 anos, recebeu os primeiros socorros...
PUBLICIDADE