segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Unemat vence 1ª Maratona Células Empreendedoras de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Com o lema “S.O.S Universitário: transformando a sua experiência acadêmica”, a equipe constituída por alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é a vencedora da 1ª Maratona Células Empreendedoras. O anúncio do resultado foi feito, ontem, e a premiação será na sexta-feira (11), durante o evento Cidades Criativas, Inteligentes e Humanas, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Os três projetos vencedores dessa etapa chamada Living Lab são as startups: S.O.S Universitário (Unemat), em 2º lugar Residus (UFMT) e em 3º lugar o Projeto Amônia (IFMT). O aplicativo S.O.S Universitário é uma plataforma online que tem a finalidade de auxiliar os estudantes que vão cursar faculdade em outra cidade. São orientações em relação à moradia, transporte, alimentação e dicas para encontrar uma pessoa que os ajude na adaptação, chamados de padrinhos.

O aplicativo já está rodando na versão Beta, que é quando o produto em estágio de desenvolvimento pode ser testado pelo usuário. É só acessar a Play Store, baixar no celular e começar a usar. Os universitários têm acesso a informações gerais sobre a cidade de destino e também a funções de mídias sociais, a partir do contato com outros estudantes.

De acordo com o acadêmico de Ciências da Computação da Unemat, Vinícius Biscaro Assunção, o primeiro caso de apadrinhamento de sucesso ocorreu no campus de Barra do Bugres, durante o evento do programa Células Empreendedoras. O aplicativo mediou o contato de acadêmicos calouros e veteranos em ações de suporte e acolhida.

Hoje, o aplicativo conta com 56 padrinhos e 34 apadrinhados cadastrados. O próximo passo é ampliar para o município de Cáceres e a meta ambiciosa da equipe é atingir todo o território nacional. “A intenção é contribuir para a redução da evasão escolar e melhoria da qualidade de vida dos estudantes”.

Outras parcerias estão sendo construídas com empresas locais, Unemat e clubes de serviço. A versão final será lançada em 30 de janeiro.

A equipe vencedora da Unemat reúne estudantes de diferentes cursos.  São eles: Hemilly Lohainy de Souza Correia e Simone da Silva Guimarães (Ciências Contábeis, de Cáceres), Vinícius Biscaro Assunção, Brenda Carolina Santos da Silva, Timóteo Silva Garcia Duarte, Douglas Silva Marcacini, Jonathan Luiz Monteiro da Silva e Elias de Abreu Domingos da Silva (Ciência da Computação, de Cáceres) e Douglas dos Anjos Rodrigues (Engenharia Elétrica, de Sinop).

Células Empreendedoras é um programa idealizado pelo professor adjunto da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, Genésio Gomes da Cruz Neto, com a missão de fomentar a criação e desenvolvimento de ecossistemas de Educação Empreendedora em universidades, faculdades, empresas e escolas técnicas.

A implantação do programa em Mato Grosso é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em conjunto com a Unemat, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE