
A previsão da Águas de Sinop é cobrir 20% do município com rede de esgoto até o final do ano. O aumento da cobertura é gradual nos anos seguintes e deve atingir 30% em 2017, 40% em 2018, 50% em 2019, 60% em 2020 e 98% até 2024. Segundo a assessoria da concessionará, quando concluída, a Estação de Tratamento de Esgoto Curupy terá capacidade para tratar 60 litros de esgoto por segundo.
A Águas de Sinop também concluindo a primeira fase das obras da rede de esgoto. No total, serão 96 mil metros, que, interligados a outras redes existentes no município, alcançarão 20% de cobertura da cidade. Os primeiros bairros que terão o serviço são Industrial Norte, Primaveras, Residencial Norte, Setor Comercial, Violetas, Oliveiras, Orquídeas, Parque das Araras e Jardim das Azaleias.
Para Diego Dal Magro, diretor-executivo da concessionária, que também acompanhou a inspeção, a implantação da rede de esgoto representa um avanço e trará benefícios para o município. “É essencial para uma comunidade ter este serviço. A cidade precisa eliminar as fossas, que, além de contaminarem o lençol freático, são vetores de doenças. A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um estudo e concluiu que, a cada R$ 1 investido em saneamento, são economizados outros R$ 4 em saúde. Outro levantamento, este do instituto Trata Brasil, aponta que a rede de esgoto disponível valoriza em 18% cada imóvel”.





