PUBLICIDADE

Justiça atende pedido do MPF do Mato Grosso e bloqueia R$ 6,9 milhões do Facebook

PUBLICIDADE

A Justiça Federal concedeu liminar ao Ministério Público Federal em Mato Grosso determinando o bloqueio de R$ 6,95 milhões das contas bancárias da empresa Facebook Serviços On-line Brasil Ltda. O bloqueio se deve ao descumprimento de determinações judiciais referentes à interceptação de mensagens enviadas e recebidas por meio do aplicativo Whatsapp, às quais fazem parte de investigação criminal sigilosa.

O MPF já havia instaurado inquérito civil público com o intuito de apurar a implantação da criptografia tipo “ponta-a-ponta” pelo aplicativo, que impossibilitaria qualquer tipo de interceptação por terceiros.

A empresa Whatsapp justificou o descumprimento da decisão judicial, sob alegação de que o conteúdo das comunicações trocadas pelo aplicativo transitam instantaneamente pelos servidores e não permanecem armazenadas. Argumentou ainda que as mensagens enviadas possuem encriptação, realizada pelo próprio aparelho telefônico dos usuários, o que as torna indecifráveis pela empresa.

De acordo com o MPF, embora as empresas tenham se manifestado, a ordem judicial não foi cumprida e mesmo que o Facebook Brasil tenha alegado que o aplicativo é gerido e controlado pela empresa Whatasapp, esta não possui representação no Brasil. O Facebook é, portanto, responsável pelos pedidos direcionados ao Whatsapp por conta da aquisição do serviço móvel de mensagens em 2014.

A informação é da assessoria do Ministério Público Federal.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop registrou a maior temperatura média de Mato Grosso no mês passado, aponta Inmet

Dados do boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Metereologia...

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...
PUBLICIDADE