PUBLICIDADE

Projeto de desenvolvimento urbano da Secretaria das Cidades de Mato Grosso terá cooperação da ONU

PUBLICIDADE

O Projeto de Desenvolvimento Urbano Sustentável e Resiliente – Projeto BRA/16/003 – elaborado pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid) para melhoria de políticas públicas contará com a cooperação técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O documento foi aprovado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério de Relações Exteriores (MRE).

O secretário Eduardo Chiletto recebeu o aval após apresentação do projeto a representantes do Governo Federal e da Organização das Nações Unidas (ONU) em reunião corrida em Brasília, nesta semana. “Realizei a apresentação do nosso projeto e recebemos a aprovação. A reunião foi excelente”, relatou o secretário, salientando que a população atendida pela Secretaria das Cidades será a principal beneficiada por essas ações.

De forma prática, o projeto vai oferecer suporte à Secid para o fortalecimento das áreas de atuação, com destaque para gestão de riscos e desastres (Defesa Civil), planejamento urbano, monitoramento e supervisão de obras e gestão de aquisição de contratos.

Com a cooperação, o PNUD atuará na capacitação de equipes da Secretaria das Cidades, bem como de técnicos de municípios atendidos pelos serviços da pasta. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento garantirá também insumos necessários para execução das atividades previstas no projeto estadual aprovado pelo Governo Federal, assessoramento e intercâmbio de informações, até mesmo em âmbito internacional.

Na área de planejamento urbano, por exemplo, a equipe do programa das Nações Unidas atuará tanto na identificação de boas práticas, como no desenvolvimento de metodologia para aplicação das políticas nos municípios. Um exemplo disso, explica o secretário adjunto de Políticas Públicas da Secid, Cláudio Miranda, é a elaboração do plano diretor municipal nos 141 municípios de Mato Grosso. Segundo ele, o projeto proporcionará revisar e adequar os planos diretores já existentes e implantar nas cidades que ainda não dispõem desse instrumento. “O PNUD oferecerá capacitação técnica e subsídios à Secid e municípios, além de implantação de novas metodologias de desenvolvimento urbano, priorizando estratégias participativas”.

Quanto a obras públicas, a parceria com as Nações Unidas possibilitará ao Estado, via Secretaria das Cidades, a elaboração de metodologia e sistemática para aprimoramento da gestão e supervisão de obras sob responsabilidade da Secid, incluindo a formulação de ferramentas para aplicação dos novos métodos de trabalho.

No que diz respeito à gestão de aquisição e contratos, a cooperação técnica do programa da ONU tem como objetivo melhorar a capacidade da Secretaria no desenvolvimento de contatos de obras públicas, em várias modalidades, de forma a atender a demanda existente hoje no Estado. Com apoio das Nações Unidas, está previsto no projeto aprovado pelo Ministério das Relações Exteriores a formulação de um manual de gestão e aquisição de contratos, fortalecendo a atuação da Secid nessa área.

A parceria com as Nações Unidas prevê ainda elevar a capacidade dos municípios de Mato Grosso de gerir e dar respostas em casos de situação de risco e desastres naturais. O trabalho em questão contempla também a realização de diagnóstico para formação e multiplicação de agentes de defesa civil no Estado, além do mapeamento de áreas de risco e o raio-x sobre a estrutura e as necessidades de aprimorar as atuações da pasta nas cidades mato-grossenses.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sete vítimas de acidente com ônibus em Mato Grosso recebem alta hospitalar

Sete vítimas do grave acidente de trânsito registrado na...

Sinfra libera parcialmente tráfego de rodovia Cuiabá-Chapada após deslizamento na pista

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou...
PUBLICIDADE