PUBLICIDADE

Governo apresentará novo cronograma ao BNDES para conclusão de obras do complexo da da Arena Pantanal

PUBLICIDADE

O Governo do Estado apresentará ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) um novo cronograma para conclusão das obras do Complexo Arena Pantanal e das estruturas existentes no entorno. Atualmente, o estádio cuiabano conta com quase 98% de obras concluídas. Faltam apenas serviços nas áreas de hidráulica, elétrica, hidrosanitária e de acabamentos. A finalização das inconformidades é necessária para obtenção da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Em novembro de 2010, o Governo do Estado formalizou junto ao BNDES um empréstimo no valor de R$ 392.952.860,00. O montante tinha como foco a execução de obras para construção do estádio e do entorno do complexo esportivo. Sobre o pagamento do valor, dentre as cláusulas previstas no contrato, está a de inadimplência de obrigações não financeiras, na qual a certificação LEED está inclusa. Ou seja, caso o reconhecimento socioambiental não seja finalizado, o Estado fica sujeito ao pagamento de multa de 1% ao ano em relação ao saldo devedor. 

Para a construção do Complexo Arena Pantanal foram firmados, entre os anos de 2010 e 2013, contratos com a Mendes Junior Trading e Engenharia, responsável pela construção do estádio, Kango Brasil, contratada para o fornecimento e instalação do mobiliário esportivo, e ainda com o Consórcio CLE, formado pelas empresas Canal Livre Comércio e Serviços, e Etel Engenharia, Montagens e Automação, que é o executor do sistema de tecnologia da informação. Nenhum dos contratos foi totalmente executado pela antiga gestão.

De acordo com o secretário de Estado de Planejamento, Gustavo Oliveira, a expectativa é de que a nova programação tenha como prazo final para entrega das obras o ano de 2017. “Vamos modelar este novo cronograma e apresentar ao Banco para que possamos resolver tanto a finalização destas obras, pois a população necessita destas estruturas, como também para que o Estado não seja penalizado em razão dos descumprimentos de prazos acordados até dezembro de 2014”, ressaltou Oliveira.

O compromisso em apresentar o novo cronograma foi firmado nesta segunda-feira (05.09), durante reunião entre a presidente do BNDES, Maria Silva Bastos Marques, e o governador Pedro Taques, juntamente com o titular da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan-MT), Gustavo Oliveira, e o titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Marcelo Duarte. O encontro ocorreu na sede do Banco, no Rio de Janeiro (RJ).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lucas do Rio Verde atinge 67,8 km de ciclovias e lidera em MT

Levantamento divulgado hoje pela prefeitura apontou que Lucas do...

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...
PUBLICIDADE