PUBLICIDADE

59 municípios não alcançam média no Ideb em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Dos 141 municípios mato-grossenses que passaram pela última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 59 não alcançaram a média estipulada pelo Ministério da Educação (MEC). Isso significa que 41,8% dos alunos do 9º ano (8ª série) tiveram um desempenho abaixo do esperado. Em contrapartida, quando se trata de alunos do 5º ano (4ª série), 126 cidades do Estado superaram a média proposta para o ano de 2015. Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vê dados como positivos e tem expectativa de melhorar as médias na próxima edição, em 2017.

De forma geral, alunos que cursam o 5º ano em escolas públicas superaram as médias estipuladas pelo Ideb em 2013, quando foi realizada a penúltima avaliação. As notas ficaram entre 2,9 e 6,4, sendo a primeira atribuída ao município de Nova Nazaré (269 km a Leste) e a última a Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte). A nota que o Ideb estipulou para estes alunos, para 2015, era de 4.9 e Mato Grosso a superou, chegando a 5.5. Os índices superiores a 90% colocaram o Estado entre as cinco unidades federativas em que o conjunto de municípios superou as expectativas.

A média estipulada para os alunos do 9º ano foi de 4.2 e também foi superada, registrando o índice de 4.5. Entretanto, ao analisar as médias dos municípios de forma isolada, 59 não alcançaram a marca estabelecida, permanecendo na nota de 2013 e, em alguns casos, regredindo.

Segundo o levantamento, a rede municipal detém mais de 80% da matrícula pública nos anos iniciais do ensino fundamental e, por isso, a análise dos resultados desta rede é tão importante. Neste caso, no país, são mais de 5 mil sistemas de ensino responsáveis pela oferta desta etapa. O Ideb aponta para uma relevante melhoria em todo o território brasileiro, ressaltando as regiões Sul e Sudeste. Em se tratando da região Centro-Oeste, Mato Grosso ficou em segundo lugar, com 119 municípios superando a média estipulada.

A rede privada participa com 17,5% das matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental no país. Apesar de apresentar um Ideb 1,5 ponto superior ao observado na rede pública, a rede privada não alcançou a meta proposta para 2015. Isso aconteceu em 13 das 27 unidades da federação.

Mato Grosso está entre os estados que superaram a média proposta pelo Ideb, entre os alunos até o 5º ano, com a nota de 7,1, quando a estabelecida era 6,6. Já entre os alunos até o 9º ano, a média não foi batida, uma vez que a expectativa era 6.3 e a alcançada foi 6,2.

No ensino médio privado, o índice foi ainda mais baixo. A nota projetada era de 6,1 e a média foi de 5,3.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE