PUBLICIDADE

Cuiabá: MPE promove encontro estadual para fortalecer combate à violência contra mulheres

PUBLICIDADE

O Ministério Público Estadual realiza hoje e amanhã, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Cuiabá, o Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher. A palestra magna, que começará às 19h, será proferida pela desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Maria Berenice Dias. Ela vai abordar o tema “10 anos da Lei 11.340/06: avanços e desafios para a sua implementação”.

O objetivo é promover discussões e debates sobre o enfrentamento à violência doméstica. Haverá, também, trocas de experiências desenvolvidas em todo o Estado. Pretende-se, ainda, discutir os avanços, dificuldades e alternativas para implementação em sua totalidade da Lei Nº 11.340/2006 – “Lei Maria da Penha”, que completou este mês completou 10 anos de sua promulgação.

De acordo com a programação, na sexta-feira, os trabalhos terão início às 8h, com o lançamento do aplicativo SIMP mobile “Gabinete na Palma da Mão”. Na sequência haverá a palestra “Atuação do Ministério Público no combate ao Feminicídio” com o promotor de Justiça do Distrito Federal, Thiago André Pierobom de Ávila. Ainda no período da manhã haverá apresentações e troca de experiências de projetos do MPE no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.

No período vespertino, estão programadas mais duas palestras: A primeira com o tema “Lei Maria da Penha, o silêncio da vítima e a intrigante dúvida: por que a mulher retoma o relacionamento com o agressor?” com a promotora de Justiça do MP de São Paulo e coordenadora da Comissão Permanente de Combate à Violência Contra a Mulher (COPEVID); e, a segunda, sobre “Violência sexual intrafamiliar: aspectos relevantes” com a especialista em Psicologia Jurídica, doutora em Sociologia, Karen Michel Esber.

Promotores de justiça de todo o Estado e várias autoridades que atuam na área na capital e em Várzea Grande. Foram convidados delegados de polícia, magistrados, defensores públicos, Polícia Militar, representantes de Conselhos de Defesa dos Direitos das Mulheres e de organizações sociais de defesa dos Direitos das Mulheres, Secretários Municipais de Assistência Social, Secretários de Políticas Públicas para Mulheres e representantes de outras secretarias de Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop registrou a maior temperatura média de Mato Grosso no mês passado, aponta Inmet

Dados do boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Metereologia...

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...
PUBLICIDADE