PUBLICIDADE

Projeto que obriga notificação de violência contra idoso em MT é aprovado

PUBLICIDADE

Notificar violência contra idoso pode ser obrigatório aos profissionais de saúde em Mato Grosso. O Projeto de Lei que prevê este tipo de medida foi aprovado em primeira votação e aguarda tramitação para a segunda votação. O projeto “cria a notificação compulsória da violência contra a pessoa idosa” e responsabiliza os profissionais de instituições públicas e privadas que atendem pessoas com 60 anos ou mais por não informar o caso à Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo da matéria é “proporcionar e garantir a integridade física e mental, além de punir pessoas acusadas de agressão contra os idosos”. A obrigatoriedade da notificação recai sobre os profissionais de saúde e responsáveis pelos serviços da área, já que são eles os capazes de identificar que determinado ferimento, por exemplo, seja em decorrência de uma agressão física.

Além desse tipo de violência, o projeto preconiza a notificação em casos de violências psicológica, sexual, patrimonial (ou econômica), medicamentosa, emocional e social, em caso de abandono, de negligência, de auto negligência e auto-provocadas.

Por esse motivo, a normativa prevê também notificação compulsória por parte dos estabelecimentos educacionais, de assistência social, de cuidado coletivo, de laboratórios e outras instituições que atendem idosos.

A tendência é que os casos de violência contra idosos sejam reduzidos, já que, em parte das vezes, a vítima não denuncia a agressão. “Essa lei, se vigorar, vai facilitar muito, porque o idoso não vai dizer quais foram os maus-tratos que sofreu. Como não depende dele denunciar, o idoso estaria protegido”, avalia a presidente da Associação Mato-grossense dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, Sandra Batista de Souza Oliveira.

O projeto é de autoria do deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entidades se reúnem para discutir podas drásticas em Sinop

A Associação Floresta Urbana e a Comissão Cobertura Verde...

Homem morre após colidir com poste em rodovia de Lucas do Rio Verde

Um motociclista morreu após colidir com um poste na...

Ministério Público denuncia ex que matou operadora de caixa em Sorriso

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso denunciou...
PUBLICIDADE