O 13º Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da Polícia Militar, realizado em Cuiabá, terminou na última sexta-feira com 46 profissionais de Segurança Pública habilitados a ascender na carreira. Durante dois meses, em período integral, 37 policiais militares e nove do Corpo de Bombeiros passaram pela atualização e renovação de conceitos e práticas sobre policiamento ostensivo, ações de polícia judiciária militar, desenvolvimento da liderança, entre outros.
Foram 13 disciplinas desenvolvidas a partir do reconhecimento e respeito aos saberes acumulados ao longo da história pessoal de cada um dos alunos, explica o comandante-adjunto da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap) e coordenador do curso, major Luis Fernando de Oliveira Dias.
As aulas levaram à provocação e ao estímulo necessário ao desenvolvimento profissional e pessoal. Entre as competências, o major Dias destaca a atualização do “fazer policial nos dias atuais” e noções sobre o Procedimento Operacional Padrão (POP).
Durante a entrega dos certificados, realizada no auditório do quartel do Comando Geral da PM-MT, o comandante-geral, o coronel Gley Alves de Almeida Castro disse que percebia, pela alegria e fala de cada um, que o aperfeiçoamento não buscou apenas a ampliação dos conhecimentos, mas também a valorização profissional. “Percebo que para os senhores esse curso significou bem mais que a atualização e renovação de saberes. Também fortaleceu laços de amizades e, com certeza, possibilitará a realização de novos sonhos”.
Alves destacou o empenho do Governo do Estado em ofertar cursos, em contribuir com o crescimento da instituição Polícia Militar. “O caminho para crescer e valorizar é o conhecimento. Sei que estamos avançando, mas queremos avançar muito mais. Parabéns a todos vocês”.