PUBLICIDADE

Secretaria estadual passa a elaborar PIB trimestral de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Mato Grosso vai passar a contar com a estimativa trimestral do Produto Interno Bruto (PIB). A compilação dos dados será realizada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), por meio da secretaria adjunta de Informações Socioeconômicas, Geográficas e de Indicadores. A previsão é que o primeiro resultado seja divulgado ainda neste ano. Atualmente, outros oito Estados já preveem o PIB trimestralmente.

O PIB é um indicador econômico que mede o que foi gerado de riqueza em um determinado período. A estimativa trimestral mostra a tendência do desempenho econômico em curto prazo e é fundamental para acompanhar o desdobramento das políticas públicas, afirma a coordenadora de Estudos Socioeconômicos da Seplan, Vallência Gomes.

“A estimativa trimestral do PIB vem ao encontro do anseio dos formuladores de políticas públicas, da iniciativa privada e do meio acadêmico por informações de curto prazo, pois possibilitam a construção de um retrato bem mais atualizado da realidade da economia de Mato Grosso”, afirma Vallência.

Atualmente, os resultados dos cálculos do PIB do sistema de Contas Regionais não atendem a temporalidade exigida pela dinâmica econômica. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são divulgados com uma defasagem de dois anos. Segundo Vallência, a estimativa trimestral do PIB contribuirá para a redução desse lapso temporal de indicadores, antevendo os resultados do sistema de cálculos do PIB Regional.

Uma equipe da Seplan foi designada para viabilizar instrumentos, processos e metodologia compatíveis e comparáveis com as dos sistemas de contas regionais. Há pouco mais de um mês, a equipe de economistas formada por servidores efetivos do Estado vem sendo capacitada para disponibilizar, através dos cálculos do PIB, indicadores atualizados sobre a realidade socioeconômica regional.

Na última semana, foi realizada a segunda fase da capacitação e outras três já estão pré-agendadas. Até o mês de maio de 2017 a Econsult – empresa de consultoria e pesquisa econômica – vai continuar a prestar assessoria e treinamento aos servidores da Seplan.

O gestor governamental e economista, Eduardo Matsubara, destaca que a construção da estimativa trimestral do PIB só foi possível após a estruturação da equipe de contas regionais. Outro fator que favoreceu foi a realização de pesquisas mensais da indústria e serviços em Mato Grosso feitas pelo IBGE, que servem de insumos para o levantamento trimestral.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE