PUBLICIDADE

Cuiabá: quatro toneladas de lixo no Morro da Luz são retiradas durante mutirão

PUBLICIDADE

Cerca de 150 pessoas realizaram um mutirão de limpeza no parque Antônio Pires de Campos, mais conhecido como Morro da Luz, localizado no centro da capital, no último final de semana. O resultado foi o recolhimento de quatro toneladas de lixo no local.

A ação, que contou com a participação de integrantes do Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá e outras 17 instituições públicas, privadas e organizações não governamentais (Ongs), retirou da unidade de conservação materiais como carcaça de computador, pneus, porta, geladeira, garrafas pet, escrivaninha, garrafas pet, entre outros objetos abandonados.

Esta foi a segunda ação de limpeza e conservação do parque. Há cerca de três meses, outra atividade retirou do espaço mais de duas toneladas de lixo.

Conforme o conciliador do Juvam, Alexandre Corbelino, a equipe tem percebido a necessidade de disseminar a educação ambiental, em função do volume de resíduos sólidos recolhidos no Morro da Luz. “As pessoas precisam se conscientizar de que a conservação do parque depende delas. O bom é que ampliamos essa mobilização, tanto que as crianças já se incorporaram ao grupo. E elas serão grandes semeadoras dessa ideia”.

O movimento denominado ‘Vem pro Morro’ também tem como foco a segurança e revitalização do espaço para uso da comunidade, como áreas de lazer e cultura. O parque tombado pelo Patrimônio Histórico de Cuiabá em 1983 tem cerca de três hectares de mata verde.

Juntos os parceiros pretendem desenvolver um projeto ambiental que atenda à segurança, infraestrutura e revitalização do Morro da Luz. Como parceiro, o Juvam se dispôs a colaborar com recursos de penas pecuniárias para o custeio do projeto.

Como continuidade às ações iniciadas no sábado, está prevista para a primeira quinzena de agosto uma vistoria in loco em uma lanchonete situada no topo do parque. A visita técnica que será feita pelo conciliador do Juvam, fiscais da Prefeitura Municipal de Cuiabá e componentes do Núcleo do Batalhão Ambiental tem como objetivo verificar a regularidade do empreendimento comercial no local.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai e uma pessoa morre em Mato Grosso

O avião de pulverização agrícola caiu, esta tarde, numa...

Sorteio da Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 55 milhões neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.938 da Mega-Sena serão...

Caminhão com carga de madeira tomba e casal morre em Mato Grosso

Um casal morreu em um grave acidente de trânsito...

Fazendeiro que foi morto a tiros será sepultado hoje em Mato Grosso

O fazendeiro Roberto Carlos Akira Matsuyuki, que tinha 57 anos,...
PUBLICIDADE