PUBLICIDADE

Site é criado para gerenciamento dos Centros de Acesso a Tecnologia e Inclusão Social em MT

PUBLICIDADE

A partir do mês de julho os Centros de Acesso a Tecnologia para Inclusão Social (CATIS) passam a contar com um sistema online, para submissão dos relatórios semestrais das atividades. De acordo com a Coordenadoria de Popularização da Ciência, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), o sistema possibilitará o monitoramento online do uso dos 440 Centros que estão distribuídos em 112 municípios do estado.

Para a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luzia Helena Trovo Marques de Souza, a implantação e disponibilização do site é um passo importante e uma confirmação do compromisso do Governo do Estado em sua política de implementar e monitorar programas que compreendam tecnologias para a inclusão social. “Com o site o Governo demonstra o zelo que tem com o cumprimento eficiente do recurso público, uma vez que poderemos verificar se os Centros estão sendo usados de forma adequada”.

A assessora da Secitec, Lectícia Figueiredo Oliveira, explica que por meio da plataforma, será possível gerar gráficos com o perfil do público atendido, tipo e percentual de atendimento por município e região. “Além disso, faremos o mapeamento da situação de funcionamento dos CATIS e possíveis remanejamentos com agilidade, permitindo o cumprimento do objeto do programa e possível ampliação do atendimento”.

De acordo com ela durante o primeiro semestre de 2016 foram realizadas 26 viagens de monitoramento, acompanhamento de entrega de relatórios semestrais e criação da arte da placa para identificação dos CATIS, que já estão sendo instaladas pelos cooperados, visando maior divulgação destes espaços.

Para envio dos relatórios os cooperados deverão acessar o site CATIS MT e gerar o documento com as atividades desenvolvidas em cada unidade. O site traz ainda informações sobre o programa e vídeos institucionais.

O CATIS é um programa do Governo Federal, por meio de Contrato de Repasse entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através da Caixa Econômica Federal. Seu objetivo é proporcionar à população menos favorecida espaços coletivos gratuitos de acesso às tecnologias para inclusão social, visando ao aperfeiçoamento da qualificação profissional, melhoria do ensino e inclusão social de portadores de deficiência.

Os Centros são compostos por um ou mais kits que incluem 11 computadores, impressora, ar condicionado, projetor multimídia, switch e modem/roteador, nobreak, 10 estabilizadores e mobiliários (mesas para computador, cadeiras, rack, balcão e quadro branco).

Para a implantação dos CATIS foram celebrados Termos de Cooperação entre as instituições cooperadas e a Secitec, com vigência de 10 anos. Entre as instituições cooperadas que sediam os Centros estão prefeituras, universidades, escolas técnicas, associações, APAEs, federações e secretarias estaduais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Executores de homicídio motivado por seguro de vida são condenados em MT

Dois executores do assassinato de Paulo Sander Alves foram...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...
PUBLICIDADE