PUBLICIDADE

Programa reduz fila de cirurgias eletivas em Várzea Grande

PUBLICIDADE

O Programa de Intensificação de Cirurgias Eletivas, implementado pela atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande e colocado em prática no mês passado, já apresenta resultadoscom o atendimento de 90 pacientes que aguardavam por cirurgias eletivas. O secretário municipal de Saúde, Luiz Soares, pondera que o objetivo  não é solucionar de uma hora para outra  um problema, que se arrasta há anos.

Ele lembra que na fila do Sistema Único de Saúde existem pacientes aguardando os procedimentos há meses e até anos. Soares ressalta que a Secretaria Municipal de Saúde está conseguindo atender a demanda dentro de regras específicas. No dia 13 de junho o programa foi colocado em prática e as 90 cirurgias foram realizadas até o dia oito de julho, sem contar os finais de semana. Foi realizada uma média de quatro a cinco procedimentos por dia, entre ortopédicas e gerais.

A maioria dessas cirurgias é feitas no Pronto-Socorro de Várzea Grande, principalmente aquelas de urgência e emergência. A unidade atende de portas abertas pelo Sistema Único de Saúde e sem ônus para os pacientes. “O número de pacientes aguardando por cirurgias eletivas sempre altera para mais, a cada dia, pois a chegada de novos pacientes é muito maior que a saída que demanda primeiro de tratamento e, se for o caso, de intervenção cirúrgica e o pós-operatório”, explica Luiz Soares.

Diante da grande demanda de pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande e suas unidades continuam fazendo triagem em todos os casos para saber das reais necessidades de cada paciente. E também para que o Sistema tenha  um controle constante a fim de evitar estrangulamento já que existem limites humanos, operacionais e financeiros para funcionamento do Programa de Cirurgias Eletivas. “É preciso a compreensão de que com o programa de cirurgias eletivas funcionando diminui-se a pressão em cima das cirurgias de urgência e emergência que continuam tendo o mesmo tratamento anterior, ou seja, são feitas de acordo com o risco de vida dos pacientes”, acrescenta o secretário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE