domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Governo regulamenta programas de integridade junto a empresas privadas

PUBLICIDADE

O Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC) publicou no Diário Oficial, que circula hoje, uma portaria fixando critérios técnicos para a avaliação de existência, aplicação e efetividade de programas de integridade de pessoas jurídicas.

Baseado na Lei 12.846/2013 e no decreto estadual nº 522/2016, ambos sobre o combate à corrupção junto a empresas que contratam com o poder público, o Executivo mato-grossense regulamenta que, como defesa, a empresa pode alegar a existência de programas de integridade (compliance) como fator atenuante da multa em casos de atos ilícitos comprovados.

Em abril deste ano, o governador Pedro Taques publicou o decreto nº 522/2016 que regulamente a Lei 12.846 em Mato Grosso, possibilitando ao Estado que processe, administrativa e judicialmente, as empresas que praticarem atos desfavoráveis ao Executivo.

“O órgão processante precisa analisar a existência e eficácia de programas de integridade dentro da estrutura corporativa para decidir se haverá ou não atenuantes nas sanções aplicadas”, explicou a secretária do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), Adriana Vandoni, que será o órgão responsável pela análise dos programas. Os critérios para a análise estão estabelecidos na portaria publicada nesta sexta.

A portaria prevê, por exemplo, que as empresas defendam a efetividade dos programas de integridade em sua atuação, como mitigação dos riscos de ocorrência de atos antiéticos; medidas de prevenção, detecção e remediação de atos lesivos, comprovando, por meio de documentos oficiais, as alegações.

“Esta exposição minuciosa dos critérios é algo inovador no território nacional. Nem mesmo o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (antiga Controladoria Geral da União – CGU) tem um parâmetro como este. Ademais, com estes critérios apresentados, as empresas passam a ter um parâmetro para a implementação de seus respectivos programas”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de...

Caminhonete capota após colidir com carro em Sinop

A batida ocorreu entre uma caminhonete Toyota Hilux e...

Bombeiros combatem incêndio em mercearia de Lucas do Rio Verde

O Corpo de Bombeiros conteve um incêndio, hoje à...
PUBLICIDADE