A liberação ocorreu após acordo entre membros da União dos Comércios de Paranaíta (350 quilômetros de Sinop) com um representante da Usina Hidrelétrica (UHE) São Manoel, localizada no município. Uma reunião para ouvir e debater as reivindicações dos manifestantes foi agendada com o diretor técnico da usina, Antônio Maia, para quinta-feira (30).
A principal cobrança dos comerciantes é em relação aos pagamentos dos funcionários da empresa que, segundo o presidente da câmara do município, José Domingos, o “Biro”, estão sendo feitos em Alta Floresta. “Os funcionários têm livre arbítrio para gastarem onde quiserem, mas entendemos que o pagamento deveria ser feito em Paranaíta. Da forma como está, o comércio perde muito. Jacareacanga (PA) recebeu compensações, enquanto tivemos poucas. Agora há esta questão dos pagamentos em Alta Floresta. Algo tem que ficar para nós”.
Uma liminar de desbloqueio foi emitida pelo juiz Antônio Fábio da Silva Marquezini, no último sábado (25). O documento exigia a liberação imediata da estrada rural de acesso ao complexo hidrelétrico. O magistrado emitiu ainda multa diária de R$ 15 mil, caso a via não fosse liberada.
Outro lado – anteriormente a Empresa de Energia São Manoel (EESM), responsável pela usina, informou que “fica a critério dos colaboradores a escolha do banco para receberem os salários em dia de pagamento como também a opção em decidir o translado para Alta Floresta ou Paranaíta. O empreendedor não possui meios legais que justifiquem impor ao trabalhador a realização da movimentação financeira somente em Paranaíta ou em qualquer outra cidade específica”.
Segundo a nota enviada à imprensa, o canteiro de obras da São Manoel conta, atualmente, com cerca de cinco mil colaboradores em áreas como construção civil, montagem e eletromecânica. “Deste efetivo de mão-de-obra, a maioria possui contas abertas em agências bancárias de Paranaíta em relação a qualquer outra cidade. Além dos colaboradores que utilizam o comércio de Paranaíta, a EESM mantém relações comerciais com cerca de 154 estabelecimentos de diversos segmentos no município”.