sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Observatório do Turismo terá banco de dados sobre o setor em MT

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso (UFMT) e a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), lançaram hoje o Observatório do Turismo, uma ferramenta de observação da realidade turística que servirá para monitorar a evolução de dados e informações que subsidiem o planejamento, decisões empresariais e a construção de políticas públicas para o setor.

O projeto tem o prazo de 24 meses para ser efetivado. No primeiro ano, os pesquisadores da UFMT, que coordenam o projeto, irão a campo levantar os dados e as demandas do setor. A partir desse levantamento, a Sudeco, que financia, irá traçar diretrizes de aplicação de recursos financeiros do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) voltadas ao segmento do turismo.

No segundo ano começará a divulgação junto aos empresários e turistas para que eles participem do portal, alimentando-o com informações públicas e atualizadas. Esses dados serão fundamentais para que o governo trace políticas públicas voltadas ao setor.

A ferramenta virá para pôr fim a um dos grandes entraves para o planejamento e gestão do turismo, a carência de dados e estudos sobre a realidade e evolução do setor. Atualmente são poucas as informações sistematizadas e confiáveis sobre a oferta e demanda e os estudos existentes se encontram dispersos, sendo que muitas vezes nem chegam ao conhecimento do público interessado.

À Sedec caberá fazer a sensibilização e a articulação junto ao trade e aos segmentos relacionados às atividades turísticas para que as empresas forneçam seus dados aos pesquisadores, já que esse é um grande receio dos empresários.

“Essa geração de dados será essencial para que possamos promover políticas públicas efetivas e atrair investidores do meio para o Estado, porque é isso que vai gerar emprego e renda”, disse a superintendente de Turismo da Sedec Cynthia Correa Cândido, que na ocasião representou o secretário-adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro.

De acordo com o superintendente da Sudeco, Cleber Ávila, a ideia surgiu da necessidade da superintendência em manter a política de geração de emprego e renda na região Centro-Oeste, com baixos investimentos. “Vamos trabalhar com coleta de dados e pesquisa de campo. O objetivo é ter uma base de dados segura para tomarmos decisão junto com o governo estadual”.

No portal constarão informações de quantos turistas o estado recebe, restaurantes mais frequentados, ocupação de hotéis e pousadas etc.

O coordenador do projeto e professor da UFMT, Einstein Lemos de Aguiar, disse que o Observatório irá propor informações para produzir um salto de qualidade no setor, garantindo uma sistematização dos dados. “É uma ferramenta estratégica para que governo federal, estadual e municipais possam produzir políticas públicas de qualidade voltadas ao turismo”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE