PUBLICIDADE

Parceria entre Sema e Incra propõe melhorias ao Sistema de Cadastro Ambiental Rural

PUBLICIDADE

Com a proposta de automatizar o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) discutiram, na semana passada, a formatação de uma parceria. A ideia é utilizar o banco de dados dos imóveis certificados pelo Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) do Incra como parâmetro e subsídios na análise de sobreposição dos imóveis que estão no Sicar.

Conforme o secretário adjunto de Gestão Ambiental da Sema, Carlos Henrique Kato, o objetivo é integrar ao Sistema a uma ferramenta do Sigef com informações referentes às áreas georreferenciadas. “Atualmente desprendemos hora técnica para lançar pendências que o próprio sistema poderia fazer, uma vez abastecido com esse banco de dados (Sigef), para que quando o chegue ao nosso analista ele já esteja livre de sobreposição”.

Alessandro Pontes Gomes, superintende de Regularização e Monitoramento Ambiental da Sema, avalia positivamente essa proposta de integração de sistemas, que atualmente a maioria dos cadastros está sobreposto, o que gera travamento na análise. “Até conseguirmos identificar o problema a análise se torna morosa. E essa nova ferramenta do Incra dentro do nosso sistema vai facilitar o trabalho, pois vamos filtrar os imóveis já na porta de entrada”.

Esse é um projeto pioneiro no Brasil que deve ser discutido em Brasília na próxima semana e ser implantado ainda este ano. Para o técnico em Reforma e Desenvolvimento Agrário do Incra e presidente do Comitê Regional de Certificação, Marcelo Martins, as duas instituições só têm a avançar. Ele entende que a partir dessa parceria outras melhorias também podem acontecer tanto no Sigef como no SiCAR.

Participaram também da reunião cerca de 20 técnicos da Sema. Durante o encontro eles puderam tirar dúvidas sobre georreferenciamento e opinar na proposta de melhorias do Sistema.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Grávida é hospitalizada após colisão entre moto e dois carros em Sorriso

O acidente envolvendo a Honda Biz, Toyota Corolla Cross...

Projeto para implantar estacionamento de caminhões em Lucas é detalhado para prefeito

O projeto do estacionamento para caminhões foi apresentado, ao...

Motociclista morre após atropelar capivara em rodovia de Mato Grosso

Maria Aparecida Ferreira da Silva, de 56 anos, faleceu,...

Liberado tráfego de veículos de até 48 toneladas em rodovia estadual de MT

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou...
PUBLICIDADE