PUBLICIDADE

Feira de Ciências e Engenharia está com inscrições abertas

PUBLICIDADE

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, abre inscrições para a 15ª edição da mostra, maior evento do gênero no País. Os relatórios de projetos podem ser enviados até o dia 30 de outubro de 2016, pelo site www.febrace.org.br/submeter, utilizando o sistema de submissão eletrônica.

Podem participar estudantes matriculados nos 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo Brasil. Os interessados têm que ter no máximo 20 anos e podem realizar projetos individuais ou em grupo de até três pessoas, com a participação obrigatória de um professor orientador.

Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia. Nessa primeira etapa de seleção, aproximadamente 150 professores da Universidade de São Paulo (USP) e de universidades parceiras avaliam os projetos e escolhem cerca de 300 finalistas para participarem da mostra, em março, na USP. Os critérios utilizados são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza de apresentação na documentação do projeto.

Durante a mostra, os estudantes são avaliados por um corpo de 300 professores mestres e doutores, que identificam os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria – estes são contemplados com troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas também oferecem prêmios, como: estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.

O grande destaque fica para o prêmio da Intel Foundation, que oferece credencial e estadia para os estudantes de nove projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Intel ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), que em 2017 ocorrerá no mês de maio, em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos.

O superintendente de Formação dos Profissionais da Educação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Kapitango-a-Samba, afirma que a feira é um elemento motivador de vocação científica e tecnológica dos estudantes. “A educação estática da sala de aula muitas vezes não provoca interesses profissionais. Exercitar a produção de conhecimento tem esse fator de ser indutor de futuros profissionais em áreas como engenharia”, relata o professor, destacando que acredita numa educação baseada em pesquisa.

Para o educador, os estudantes podem ser os produtores do conhecimento científico. “Não é milagre. É vontade, oportunidade e colaboração, porque não se produz conhecimento sozinho. Esse evento é essencial pois temos muitos projetos importantes, ideias e alunos com potencial e professores com vontade”, reconhece Kapitango.

Promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI – EPUSP), a Febrace é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica). Os principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. O estímulo é realizado por meio do desenvolvimento de projetos criativos, inovadores e significativos para os estudantes e para a sociedade. Práticas pedagógicas inovadoras proporcionam situações e orientações para que estudantes concebam e desenvolvam projetos investigativos.

A feira propicia também a aproximação entre escolas e universidades e a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Em sua primeira edição, em 2003, foram enviados 300 projetos, e selecionados 93 finalistas.

Na última edição, em março de 2016, o evento envolveu diretamente mais de 65 mil estudantes de 26 estados do Brasil, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou por uma das 125 feiras afiliadas. O evento contou com 752 estudantes finalistas, acompanhados por 476 professores orientadores/coorientadores e mais de 12 mil visitantes.

Mais informações no site www.febrace.org.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros combatem incêndio em armazém em Lucas do Rio Verde

O incêndio num armazém onde funcionava uma esteira foi,...

Censo aponta que número de famílias chefiadas por mulheres cresce em Mato Grosso

Dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de...

Sinop prepara seletivo para contratar até 350 professores

O projeto de lei que prevê contratação de até...
PUBLICIDADE