PUBLICIDADE

Defensoria Pública regulamenta uso do nome social a travestis e transexuais em MT

PUBLICIDADE

O Conselho Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso (CSDP-MT) regulamentou o uso do nome social a travestis e transexuais usuários do serviço da instituição, bem como aos defensores públicos, estagiários, servidores e terceirizados. A solicitação foi feita pelo secretário do Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Rodrigues de Amorim Souza, por meio de ofício direcionado ao Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior.

Na resolução nº83/2016, o CSDP diz que a medida está amparada em “fundamentos constitucionais da cidadania e da dignidade da pessoa humana” e nos “princípios de direitos humanos consagrados em instrumentos internacionais”.

Para o secretário, o nome social utilizado por travestis e transexuais é um direito de personalidade, que ganha foro de legalidade ao ser incorporado, em órgãos estatais, por meio de decretos, portarias, resoluções, entre outros instrumentos. “Medidas como esta visam garantir a cidadania, dignidade e igualdade de condições de acesso e permanências nos serviços públicos por esse segmento social”.

A Sesp foi o segundo órgão do estado a regulamentar o nome social a travestis e transexuais, por meio da portaria nº 070/2015, que assegura seu uso, tantos nas dependências da Sesp, quanto nas unidades desconcentradas (PM/PJC/CBM/POLITEC). A portaria também possibilita servidores efetivos, comissionados e estagiários a utilizarem o nome social no pleno exercício das atribuições funcionais.

O GECCH/SESP enviou ofícios à Assembleia Legislativa (ALMT), ao Tribunal de Justiça (TJMT), à Procuradoria Geral do Estado (PGE), à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e à Prefeitura de Cuiabá para que também regulamentem o uso do nome social nos âmbitos institucionais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entidades se reúnem para discutir podas drásticas em Sinop

A Associação Floresta Urbana e a Comissão Cobertura Verde...

Homem morre após colidir com poste em rodovia de Lucas do Rio Verde

Um motociclista morreu após colidir com um poste na...

Ministério Público denuncia ex que matou operadora de caixa em Sorriso

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso denunciou...
PUBLICIDADE