PUBLICIDADE

Ministério vai fiscalizar aplicação de recursos federais em cidades de MT

PUBLICIDADE

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, também conhecido como Controladoria-Geral da União (CGU) fiscalizará os municípios de Reserva do Cabaçal e Indivaí,  no 3º Ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos (PFEF). A partir do segundo semestre desse ano, vai ser verificada a regularidade da aplicação dos recursos públicos federais descentralizados. Entre 2014 e 2015 é apontado que Reserva recebeu pouco mais de R$ 2,8 milhões, já a outra cidade, cerca de R$ 2,3 milhões.

As cidades mato-grossense foram escolhidas por sorteio e integram um total de 70 pelo país. A escolha dos programas de governo que serão auditados em cada ente ocorrerá por análise de vulnerabilidade, a partir da verificação de três dimensões: relevância, criticidade e materialidade. 

De acordo com o Ministério, três ações de governo serão fiscalizadas obrigatoriamente em todos os Municípios selecionados: incentivo financeiro para vigilância em saúde, com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti; e os programas nacionais de Alimentação Escolar (PNAE) e de Transporte Escolar (PNATE). Os dois últimos fazem parte de estratégia do grupo de trabalho criado, em janeiro deste ano, pelo Ministério da Educação, CGU, Ministério da Justiça e Polícia Federal, para combater desvios de recursos na educação.

Conforme o governo, também serão avaliadas outras ações de governo, que podem variar de ente para ente, de acordo com a análise de vulnerabilidade, a partir da verificação de três dimensões: relevância, criticidade e materialidade. 

Além da disponibilização, os resultados dos trabalhos serão encaminhados aos ministérios transferidores dos recursos, aos municípios fiscalizados e aos órgãos de defesa do estado, para a adoção de medidas corretivas conforme a competência de cada uma dessas instâncias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Filho de delegado de Sinop morre em grave acidente no Paraná

Gabriel Pacheco, de 19 anos, morreu, ontem à noite,...

Incêndio atinge quitinete em Sinop e homem é resgatado

A equipe do Corpo de Bombeiros de Sinop resgatou...

Empresas de Sorriso divulgam mais de 100 vagas de empregos para técnicos, instrutores e outros setores

Empresas e indústrias em Sorriso divulgaram 104 novas oportunidades...

Sinop: pesquisadores desenvolvem tecnologia sustentável para produção de mudas florestais

Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus...
PUBLICIDADE