PUBLICIDADE

Combate à violência sexual contra crianças precisa ser contínuo, diz secretário estadual

PUBLICIDADE

O secretário de estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Valdiney de Arruda, apresentou as ações do Governo do Estado para coibir as violações sexuais contra crianças e adolescentes. Durante o “Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, realizado nesta terça-feira, Valdiney defendeu que está ação deve ser contínua.

O evento realizado pela Setas marcou o encerramento simbólico da “Campanha Estadual de Enfrentamento ao Abuso e Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, realizada ao longo do mês de maio em todo estado.

Valdiney lembrou que o Governo do Estado atua de forma maciça e contínua para formatar políticas públicas e ações que auxiliem no combate as violações da crianças e adolescentes, entre elas a exploração sexual. “Nós temos um trabalho que é realizado ao longo de todo o ano para evitar que essas práticas ocorram”, comentou.

Entre as ações estão o aplicativo de denúncias contra práticas criminosas cometidas contra menores, o S.O.S. Infância, que será lançado em junho deste ano. “Essa é uma das ferramentas que estamos lançado mão para atuar nesse setor. E continuamente, em várias esferas, trabalhamos com esse objetivo”, ponderou.

O juiz auxiliar da Corregedoria Geral do Estado (CGE), Luiz Octávio Sabóia, reconheceu a atuação do Executivo e lembrou que trabalhar na proteção da criança e do adolescente é um dever de todos. “Temos que assumir essa postura de combater e, por isso, ações como essa e eventos como esse, devem ser realizados não só em maio, devem ser feitos desprendidos do tempo”, disse.

Em 18 de maio de 1973, Araceli Crespo, 8 anos, foi sequestrada, violentada e assassinada. Seus agressores nunca foram punidos. O fato mobilizou a sociedade e a partir daí o dia 18 de maio foi instituído como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Para combater o abuso e violências contra crianças e adolescentes, a Setas e o Cedca realizam de forma contínua diversas ações de combate às violações. Entre elas, a Campanha de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual, realizada ao longo de todo o mês para fortalecer as políticas públicas executoras da temática. Foram dez frentes de trabalho, entre audiências, caminhadas, encontros e capacitações.

“A campanha foi realizada ao longo do mês, mas é essencial lembrarmos que durante o ano todo a Setas trabalha em prol dessa temática. São várias ações realizadas em busca da melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes”, reforçou a secretária adjunta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente envolvendo três veículos deixa um morto em rodovia de Mato Grosso 

Um motociclista, identidade não confirmada, morreu esta tarde após...

Justiça de Mato Grosso nomeia 214 aprovados em concurso

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso divulgou os...
PUBLICIDADE