PUBLICIDADE

Debate em Mato Grosso relembra 80 anos da assistência social no Brasil

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) realiza, na quarta-feira (25), um evento alusivo aos 80 anos da Assistência Social, comemorado no dia 15 de maio. No evento, será realizado um debate com profissionais da área sobre o panorama e os desafios da profissão.

A ação é realizada pela Secretaria Adjunta de Assistência Social da Setas. A intenção, de acordo com a secretária adjunta Marilê Ferreira, é proporcionar uma discussão interna com as assistentes sociais que atuam na pasta, sobre o ofício na política de assistência social.

“Esta é uma oportunidade de nos reunirmos para avaliar qual o papel que a assistência social desempenha em momentos de crise como o atual que enfrentamos, quais os gargalos da profissão e de que formas podemos atuar para diminui-los”.

Na programação, consta uma mesa redonda pra debater o tema “80 anos do serviço social: a profissão na política de assistência social”. Outros temas serão ainda tratados em palestras como “trajetória do serviço social”, “instrumentalidade e precarização do serviço social”, entre outros.

Essas questões, de acordo com Vera Lúcia, presidente do Conselho Regional de Assistência Social (Cress), são essenciais para melhorar a qualidade do exercício profissional. “Esse espaço de diálogo é essencial para que conheçamos outras realidades referentes a cada temática”, ponderou.

O evento será realizado das 08h às 12h, no auditório principal da Secretaria de Estado de Gestão, no Centro Político Administrativo. O público alvo são as assistentes sociais atuantes na Setas e coordenadores das universidades de Mato Grosso.

O titular da Setas, Valdiney de Arruda, ressalta a importância da assistência social para garantir uma política igualitária para os cidadãos em situação de vulnerabilidade social. “Nesses 80 anos de comemoração da profissão, mais do que nunca devemos ressaltar o quão salutar ela é para todos nós”, ressaltou.

A assistência social surgiu no Brasil em 1936 e é responsável por planejar políticas públicas voltadas para os cidadãos em situação de vulnerabilidade social. Entre os principais trabalhos abordados pela profissão estão exclusão social, proteção básica, transferência de renda, e outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Caminhonete capota após colidir com carro em Sinop

A batida ocorreu entre uma caminhonete Toyota Hilux e...

Bombeiros combatem incêndio em mercearia de Lucas do Rio Verde

O Corpo de Bombeiros conteve um incêndio, hoje à...

Comerciante que morreu em acidente com carreta em Sinop será sepultado neste domingo

O comerciante do ramo de calçados, Adriano Pereira Silva,...

Piloto de Mato Grosso morre em queda de avião em Sergipe

O piloto Alexandre de Franco Farias, de 52 anos,...
PUBLICIDADE