PUBLICIDADE

Aprovada lei tornando obrigatório diploma para operar aparelho de raio-x em MT

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, um projeto de Lei que torna obrigatório o diploma de técnico e tecnólogo em radiologia para os operadores de equipamentos emissores de radiação ionizante. De acordo com o deputado estadual Pedro Satélite, a legislação vigente é falha, pois permite que pessoas sem qualificação operem equipamentos de alto risco à saúde coletiva.

Dezenas de estudantes e professores de cursos técnicos e tecnólogos em radiologia, de universidades de Cuiabá, acompanharam a votação na galeria do plenário da Assembleia. “Estamos contentes com essa vitória, que vem ao encontro a uma luta antiga da categoria. Sabemos que a exposição à radiação pode causar danos à saúde, como por exemplo, o câncer”, afirmou o professor de Radiologia de uma universidade particular, Feres Fares.  

Além da formação técnica dos operadores, o projeto prevê a utilização de equipamentos de segurança, sendo aplicável a portaria Nº 453 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que traz um regulamento técnico com as diretrizes básicas de proteção radiológica. O projeto segue agora para sanção do governador Pedro Taques, para depois virar lei.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carros deixa mulher ferida em Alta Floresta

Um Hyundai Creta preto e a Nissan Frontier vermelha...

Temporal atinge Guarantã do Norte e deixa moradores isolados

O volume chuvoso ultrapassou os 100 milímetros em Guarantã...

Motociclista é arremessado em colisão com carro em Sinop

Um veículo de passeio, cor prata, e uma motocicleta,...
PUBLICIDADE