PUBLICIDADE

Inscrições para o Enem começam na próxima segunda-feira

PUBLICIDADE

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste serão abertas a partir das 10h da segunda-feira (9). O período para se inscrever se estenderá até as 23h59 do dia 20 de maio e as provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. Na edição do ano passado, foram 7,746 milhões inscritos no exame.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do Inep e o candidato precisa ter em mãos os seus documentos pessoais: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (Registro Geral – carteira de identidade). Menores de 18 anos que ainda não tiverem os documentos precisarão providenciá-lo.

Um endereço de e-mail e um número do celular pessoais e válidos, que servirão para a organização do exame entrar em contato com o candidato, também deverão ser informados. Além disso, é preciso indicar no momento da inscrição o município em que irá realizar a prova do Enem, bem como a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) da prova de Linguagens.

Entre as novidades desta edição do Enem está adoção de coleta de impressão digital dos candidatos. O procedimento é para aumentar a segurança e evitar fraudes. A coleta acontece no primeiro ou no segundo dia de provas e não há possibilidade de uma pessoa fazer prova no lugar de outra. O novo procedimento de segurança soma-se aos demais — envelope com lacre e detector de metais.

Os estudantes também poderão instalar no celular um aplicativo do Enem 2016 para acompanhar as inscrições e conferir informações como o cronograma do exame, tira dúvidas e dicas. Disponível para smartphones, o recurso também servirá para o envio de informações aos inscritos, como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato.

Neste ano, a taxa de inscrição será de R$ 68 e poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado, a inscrição era paga apenas nas agências do Banco do Brasil. A taxa pode ser quitada até o dia 25 de maio, às 21h59.

Quem for concluir o ensino médio no ano letivo de 2016 e estiver matriculado na rede pública de ensino tem direito à isenção automática na inscrição do Enem 2016. Se o interessado não for concluinte de escola pública, mas for proveniente de família de baixa renda, poderá declarar carência e conseguir a isenção da taxa. Cabe ao candidato acompanhar, durante o período de inscrição e pelo sistema, se o seu pedido de isenção foi aceito.

A partir deste ano, os estudantes isentos do pagamento da taxa que não compareceram às provas em 2015, sem justificar a ausência, perdem a isenção. Assim como no ano passado, o cartão de confirmação estará disponível apenas na internet.

Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Como no ano passado, o início das provas será às 13h30. No dia 5 de novembro, sábado, o candidato terá quatro horas e meia para fazer as provas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). No dia 6, domingo, serão cinco horas e meia para as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Redação e Matemática.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do Inep, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Os resultados serão divulgados em data a ser definida ainda. Os resultados para os participantes treineiros serão divulgados 60 (sessenta) dias após o resultado oficial.

Mais informações acesse http://enem.inep.gov.br/. Em caso de dúvidas sobre o exame, os estudantes podem ligar para o telefone 0800 616161.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros resgatam filhote de cachorro que ficou preso em bueiro em MT

Bombeiros militares resgatara hoje um um filhote de cachorro...

Lançada licitação para construção de estações do ‘ônibus rápido’ em MT; R$ 68 milhões

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) lançou...

Garimpeiro sofre queda durante deslizamento e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Rodrigo da Silva Santana, de...
PUBLICIDADE