segunda-feira, 14/julho/2025
PUBLICIDADE

Secretaria estadual abre inscrições para cursos de informática e libras na capital

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) oferta curso de Informática para a população da capital. As inscrições vão até o dia 16 deste mês e podem ser feitas na sede do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), localizado na rua Pedro Celestino, nº 291. As aulas começam no dia 23 deste mês e o curso terá duração de dois meses.

Com carga horária de 160 horas/aula, o curso é direcionado para cidadãos com idade acima dos 14 anos (menores devem estar acompanhados do responsável para a inscrição). Para realizar a inscrição, é necessário apresentar o RG, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade.

O CRDH-Cuiabá tem como missão atuar articuladamente com órgãos federais, estaduais e municipais na atividade voltada à promoção, garantia e defesa dos direitos humanos de pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade social.

“O CRDH visa mobilizar, em torno de uma unidade física baseada no desenho universal de acessibilidade, instituições governamentais, não governamentais e particulares com o objetivo de gerar conhecimento, propor políticas públicas e desenvolver ações de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos de modo a efetivar o Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3)”, explica a coordenadora Eliane ferreira Marques de Almeida.

O Centro abriu, na última segunda-feira, as inscrições para o curso de Libras. A capacitação é gratuita. As inscrições vão até a próxima sexta-feira (6) e o curso começa no dia 9, com duração de três meses.

O Curso de Libras tem objetivo de introduzir o estudante à Língua Brasileira de Sinais e a matérias como “Conhecimento da origem da Língua de sinais” e “Compreensão da importância de Libras para inserção do surdo na sociedade”. Os participantes terão oportunidade de ampliar seus conhecimentos referentes à Língua Brasileira de Sinais, aprender os fundamentos linguísticos, conhecer a cultura e comunidade surda e estabelecer alguns diálogos em Libras.

O público-alvo é formado por familiares de surdos, comerciantes, funcionários de órgãos públicos e interessados em geral. As aulas serão ministradas pelo professor Mateus Magno e a carga horária total é de 120 horas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso é destaque na maior feira de birdwatching do mundo; 3 biomas

Mato Grosso marca presença na Global BirdFair 2025, que...

Apostador mato-grossense ganha R$ 96 mil na Mega-Sena

O apostador em Cuiabá acertou cinco das seis dezenas...
PUBLICIDADE