PUBLICIDADE

Secretaria estadual oferece assessoria em políticas sobre drogas

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) realizou na última semana de abril ação em Políticas sobre Drogas no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. A abordagem consistiu em reuniões com as autoridades locais. O prefeito, Anderson Gláucio Andrade,  se reuniu com sua equipe, formada por representantes diretamente ligados ao problema das drogas, como Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer e Segurança.

“Estamos aproveitando o momento em que é apresentado o novo paradigma que vem se consolidando nos últimos anos, em relação às políticas públicas sobre álcool e outras drogas internacionalmente”, diz o gestor da Superintendência de Políticas sobre Drogas, Paulo Roberto Santana Júnior. Ele acrescenta que este paradigma coloca o ser humano como centro das ações promovidas, onde a prevenção ao uso precoce e problemático de álcool e outras drogas, o respeito aos direitos humanos e às liberdades individuais e a proposta da redução de danos são elementos fundamentais e norteadores das políticas públicas, que devem construídas de forma coletiva.

Dentro da perspectiva de atuação, um aspecto importante abordado pela equipe é a necessidade de articulação intersetorial para o fortalecimento da Rede de Prevenção, além da criação ou fortalecimento no município do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod).

“O objetivo é que até o final de 2018 todos os 141 municípios do estado recebam as ações de assessoramento em políticas sobre drogas, criem e/ou fortaleçam o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e implantem as metodologias de prevenção ao uso de álcool e outras drogas”, explica Paulo Santana.

Integrantes do Poder Legislativo, educadores e profissionais da Rede Pública de Saúde e Assistência Social, bem como representantes da sociedade civil organizada, também participaram do evento.

Na proposta de fortalecimento da Rede de Prevenção, a Sejudh apresenta programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas baseadas em evidências científicas que apontam que o que efetivamente previne o uso é o fortalecimento dos fatores de proteção social, bem como a redução dos fatores de risco social e da vulnerabilidade.

Este formato de atuação desenhado para as ações da Superintendência de Políticas sobre Drogas foi adotado para a elaboração do "Plano Estadual de Assessoramento em Políticas sobre Drogas – Ações 2016" que será lançado no próximo dia 11 de maio, às 9 horas, durante o "Fórum Políticas sobre Drogas: Diálogo e Ações 2016", que ocorrerá no auditório do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), aberto a toda sociedade mato-grossense.

As ações do Plano terão início logo após a realização do Fórum, começando pelos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, estendendo-se até o final do mês de novembro deste ano a outros 15 municípios que apresentam altos índices de violências e presença de drogas (Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Guarantã do Norte).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...
PUBLICIDADE