PUBLICIDADE

IBGE divulga nomes mais comuns em Mato Grosso; Maria e José lideram

PUBLICIDADE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um levantamento, com base no Censo Demográfico aplicado em 2010, que mostra os nomes mais comuns no Brasil. Em Mato Grosso, Maria e José são os preferidos. No Estado, que tem uma população de três milhões de habitantes, 125 mil pessoas foram batizadas com o nome Maria e outros 70 mil com José.

João (51 mil habitantes), Ana (44 mil), Antônio (32 mil), Paulo (21 mil), Carlos (19,5 mil), Luiz (19,5 mil), Pedro (18,5 mil) e Lucas (18,2 mil) completam o ranking dos dez mais comuns. Em Mato Grosso, entre 1930 e 1980, Maria e José foram os mais comuns. Considerando apenas as pessoas nascidas a partir do ano 1990, Ana e Lucas foram os nomes preferidos. A partir de 2000, Ana continuou liderando, no entanto, João passou a ser o nome masculino mais escolhido.

O leitor que tiver interesse em saber qual é a incidência do próprio nome no Brasil, em Mato Grosso, ou, até mesmo, no município, pode acessar o ranking do IBGE, por meio deste link. Porém, somente são apresentados os nomes cuja frequência é maior ou igual a 20 para o total Brasil. Para a Unidade da Federação selecionada se exige uma frequência de ao menos 15 nomes iguais e para os municípios se exige ao menos 10 nomes.

No Brasil, Maria e José também seguem os nomes mais comuns. O país tem pelo menos 11,7 milhões de “Maria” e 5,7 milhões de “José”. Segundo o IBGE, foram registrados 130.348 nomes diferentes na população brasileira. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente com carreta que pegou fogo deixa um morto em rodovia no Médio Norte

Uma carreta Mercedes-Benz tanque pegou fogo e ficou completamente...

Carreta tomba na BR-163 no Médio Norte

O acidente envolvendo uma carreta, marca e modelo não...
PUBLICIDADE