PUBLICIDADE

Secretaria estadual busca apoio do Itamaraty para projeto de combate à pobreza

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, se reúne, nesta sexta-feira (8), com o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), embaixador João Almino, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para apresentar a proposta de cooperação técnica que deverá ser firmada com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), visando o desenvolvimento de ferramentas para o combate à pobreza.

O objetivo do projeto desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Pnud, órgão vinculado a Organização das Nações Unidas (ONU), é auxiliar o Executivo no fortalecimento da atuação nas áreas de promoção do trabalho, inclusão social, redução da pobreza, capacidades de diagnóstico, monitoramento e planejamento de políticas públicas, entre outros.

Contudo, para que esta ação possa ser executada, ela deve ser aprovada pela ABC, órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) que é o responsável por coordenar, implementar e acompanhar os programas e projetos brasileiros de cooperação técnica executados com base nos acordos firmados entre Brasil com outros países e organismos internacionais.

Valdiney de Arruda explica o momento único que o Estado vive com a possibilidade de firmar parcerias para melhorar a qualidade de vida do cidadão. “Nós temos o desafio de desenvolver propostas que tragam avanços efetivos. É nesse contexto que queremos trabalhar com o Pnud. Por isso esperamos a aprovação da ABC”.

Atualmente, Mato Grosso possui 3,2 milhões de habitantes, sendo que destes, cerca de 42% dependem de alguma política pública de proteção social. Voltado para esse público, a Setas busca garantir a inclusão sócio-produtiva, por meio da promoção e articulação de políticas públicas efetivas que permitam a redução das desigualdades sociais.

Para obter auxílio na aplicação desses objetivos, a Setas busca a parceria com o Pnud para desenvolver elementos para fortalecer as políticas públicas. Estão previstos no acordo subsídios para fortalecer e consolidar a metodologia dos programas Emprega Rede e projeto Esporte e Cidadania.

Também devem ser criadas ferramentas para firmar parcerias com o setor privado na promoção do desenvolvimento humano sustentável, intercâmbio internacional e gestão de conhecimento dos projetos realizados. O prazo para execução dessas propostas é de dois anos, a partir do momento que for assinado o termo de cooperação com o Pnud.

“Estamos vivendo um momento em que precisamos procurar alternativas para que consigamos desempenhar nosso papel de levar melhorias para a população. E precisamos para isso, da ajuda e da expertise da ONU, por meio do Pnud, para que seja possível traçar objetivos que tragam melhorias efetivas. Essa é a política do Governo do Estado, fazer acontecer”, ressaltou Valdiney.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça de MT autoriza nomeações de 214 candidatos aprovados em concurso

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso,...

Bombeiros resgatam filhote de cachorro que ficou preso em bueiro em MT

Bombeiros militares resgatara hoje um um filhote de cachorro...

Lançada licitação para construção de estações do ‘ônibus rápido’ em MT; R$ 68 milhões

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) lançou...

Garimpeiro sofre queda durante deslizamento e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Rodrigo da Silva Santana, de...
PUBLICIDADE