domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Liminar garante uso da pílula do câncer em Cuiabá

PUBLICIDADE

Uma liminar concedida pela Justiça Federal de Mato Grosso autorizou utilização de fosfoetanolamina sintética, popularmente conhecida como “Pílula do Câncer”, a um paciente de Cuiabá. A ação foi impetrada pelos advogados Fernando Pichinin e Fausto Miguéis. O último esclareceu que embora a lei que dispõe sobre a fabricação, produção e distribuição não esteja em vigência por falta de sanção presidencial, o aval foi em quantidade suficiente para atender todo o tratamento do paciente. Em caso de descumprimento, foi determinado o pagamento de multa no valor de mil reais ao dia.

Para o advogado Fernando, a decisão traz esperança para a pessoa que está em tratamento de câncer e que já não estava mais respondendo aos outros tratamentos convencionais contra a doença.

A fosfoetanolamina funciona como um marcador de células cancerosas, produzida pelo organismo, que age no transporte do ácido graxo para a mitocôndria, fazendo-a trabalhar, denunciando para o sistema imunológico a existência de célula irregular.

A eficácia da substância contra o câncer vem sendo discutida há 20 anos pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo-USP, que durante mais de uma década distribuiu gratuitamente a substância a portadores de câncer, sendo interrompido sua produção e distribuição em 10 de junho de 2014, por força de portaria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE