PUBLICIDADE

Superintendência aeroportuária autoriza voos no aeroporto de Sorriso‏

PUBLICIDADE

A comissão do aeroporto, a superintendência aeroportuária, além de representantes do poder público municipal deram parecer favorável ao início dos trabalhos da empresa de São Paulo, hoje, que solicitou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), autorização para ter voos em Sorriso. “O aeroporto hoje se encontra apto a receber as aeronaves ATR-72 da Azul. Foi protocolado junto ao documento que eu tenho aqui em mãos no dia 18 de março de 2016, a certificação do aeroporto de Sorriso. Essa certificação é com base no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil 139, que prevê que o que está escrito, está sendo cumprido. Então a Anac deu anuência, já estamos certificados, pelo fato dela ter emitido, ontem, a autorização de voo, que é o Hotran (Horário de Trânsito)”, disse  o superintendente do aeroporto, Victor Silva.

Segundo Victor, a autorização do Hotran vai ser feita hoje. “É um momento histórico pra Sorriso e eu preferi reunir as autoridades pra nós fazermos a autorização dos voos juntos. Eu tenho aqui também, a ficha do Hotran de autorização. Vamos fazer um parecer técnico, informando que o aeroporto está apto a receber a aeronave e está autorizado o voo. Pra chegar até isso, tem que ter uma autorização da Anac, que analisa as condições do aeroporto e as documentações, autoriza e encaminha pra superintendência aeroportuária, que somos nós, aí nós autorizamos e já fica no sistema e é só aguardar o dia do voo.”

A expectativa é que o aeroporto comece a receber voos após o dia 8 de junho, mas isso pode ser antecipado.. O avião que será utilizado será o ATR-72, para 70 passageiros. Os voos sairão de Cuiabá às 22h e pousar em Sorriso às 23h10. O retorno deve ocorrer no outro dia às 8h e o pouso previsto na capital, as 9h06. Em Cuiabá os clientes terão mais 15 opções de conexões para quatro regiões do pais, sendo elas Norte, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Foram apontadas ligações para, Campinas e Guarulhos, Sinop, Rondonópolis e Brasília, além de mais opções como Porto Velho, Alta Floresta, Vilhena, Belo Horizonte (Confins), Goiânia e Londrina.

Na visão das autoridades, a partir do momento em que a empresa começar a atuar no município, abrirá espaço para que outras companhias aéreas comecem a atuar no município. “Temos muito trabalho ainda pra executar, mas é um primeiro passo e abre caminho pra muita coisa. Tenho certeza que Sorriso será uma referência e que muitas empresas aéreas irão querer atuar aqui, porque o desenvolvimento dessa região nos próximos vinte anos não irá ser freado, isso atrairá grandes empresas e nosso aeroporto estará pronto pra receber todas elas”, garante o secretário municipal de Industria e Comércio, Rafael Reis.

Para o presidente do Sindicato Rural do município, Laércio Lenz, que faze parte da comissão do aeroporto, a autorização para o início do funcionamento dos voos comerciais em Sorriso trará outros benefícios econômicos para o município. “Além de qualidade de vida, virá investimentos pra cidade e melhorará a vida de todos, não somente dos produtores.”

Quem tem a mesma visão é o empresário Paulo César Lución, que é o presidente da comissão do aeroporto Regional. “Sabemos que muitas empresas, pra virem pro município, depende de agilidade no transporte e o aeroporto com voos comerciais dará essa agilidade para os empresários que querem investir no município.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sistema de monitoramento criminal do Estado ganha destaque em evento nacional

O sistema de monitoramento desenvolvido pelo departamento de Tecnologia...

Sinop: programa assistencial de MT beneficia mais de 400 famílias com donativos

Famílias em situação de vulnerabilidade de Sinop receberam, ontem,...

Incêndio danifica lancha durante passeio em rio em Sinop

A lancha (marca e modelo não identificados) foi parcialmente...
PUBLICIDADE