segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Falta de repasses federais dificulta conclusão de obras em Cuiabá

PUBLICIDADE

As obras de revitalização em casarões históricos do centro e cinco praças de Cuiabá estão comprometidas devido à falta de repasses do governo federal. A previsão da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo era que a maioria delas fosse concluída em um prazo de 180 dias.  O recurso na ordem de R$10,5 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Cidades Históricas,não foi liberado. "Já fizemos inúmeras cobranças, insistentemente, ao governo federal, que nos deu um posicionamento de que até o fim deste mês repassaria algum recurso. Quem perde, claro, é a população, que poderia estar usufruindo destes aparelhos culturais, mas sem os recursos que haviam sido garantidos pelo governo federal tivemos que paralisar as obras”, disse o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado.

A restauração inclui o Casarão Barão de Melgaço, onde funciona a Academia Mato-grossense de Letras, o Museu da Imagem e do Som (Misc), a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Casa Procon, Casarão 155, Casa Funai, Casa de Bem Bem, Casa 79, na Rua Pedro Celestino e as praças da Mandioca, Senhor dos Passos, Caetano de Albuquerque, Alberto Novis e Escadaria do Beco Alto.

A empresa responsável pelas obras é a Archaios Engenharia Consultoria Projeto e Restauração Ltda., especializada em obras de restauração e consolidação de edificações tombadas por patrimônios históricos do Brasil. A reforma contempla pintura, troca da instalação elétrica, pavimentação e revestimento de pisos, paredes e instalação de equipamentos de combate a incêndios.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE