PUBLICIDADE

Cuiabá: prefeitura diz que não há atraso nos pagamentos de hospitais filantrópicos

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Cuiabá não deve repasses de vínculos mantidos com hospitais filantrópicos, ao contrário do que afirmaram os próprios hospitais. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ary Soares Junior, todos os repasses recebidos pela prefeitura do governo federal e também do Governo do Estado já foram pagos ou aguardam apenas a prestação de contas dos hospitais, uma regra estabelecida pelos financiadores,  para liquidar os pagamentos. Em alguns casos alegados pelos filantropos, acrescenta o secretário, o município ainda não recebeu os recursos para transferi-los. "O município de Cuiabá nega a informação que esteja com  R$ 21 milhões de repasses em atraso aos hospitais filantrópicos, como alega a direção dessas instituições, usando isso como justificativa para paralisação das atividades na capital”, frisou Ary Soares Junior, durante entrevista coletiva.

Segundo o secretário, a maioria dos vínculos referem-se a incentivos ou contratação de serviços de média e alta complexidade, financiados pelo Estado e pela União, e que o município é um mero repassador dos recursos, mediante as regras definidas pelos financiadores. “O financiamento neste caso seria do Ministério da Saúde  e ou incentivos do Estado, inexistindo esta conta. Os recursos disponíveis do município são oriundos da Fonte 100, e não temos vínculos com essas unidades financiados pelos recursos próprios do município”, disse.

Durante a coletiva, Ary Junior também apresentou tabela com a situação de cada hospital, com valores dos repasses e o Poder responsável pelos pagamentos. “O município tem papel de agente pagador dos repasses estaduais ou federais. Se não recebemos, não temos como pagar os valores. Essa diferença de tempo que o município deve aos hospitais existe muito antes da gestão do prefeito Mauro Mendes, e deve-se à tramitação normal de prestação e contas, comprovando a efetiva prestação dos serviços. Então a situação vai continuar existindo por causa dos processamentos, das operações. O que podemos garantir é que tudo que está na lei estamos cumprindo”, garantiu o secretário.

Já em um suposto débito da gestão anterior com a Santa Casa, o secretário informou que a Secretaria de Saúde vai notificar o hospital para comprovar a dívida, bem como que serviços foram prestados e o período.  “solicitamos a eles que nos informe qual é o mês  e ano de competência  que  alegam não ter recebido para que possamos verificar e sanar quaisquer pendências.”

O secretário também revelou que já estão programados diversos pagamentos para o próximo dia 16 daqueles serviços que já tiveram prestação de contas entregue e que estão em fase final de processamento. “Os repasses que estão em processamento, de acordo com cada segmento de serviços prestados, serão pagos até o dia 16 de março, segundo assessoria.

Nesta sexta-feira (11), o secretário Ary Soares se reunirá novamente com as instituições reclamantes para esclarecer dúvidas que tenham ficados pendentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entidades se reúnem para discutir podas drásticas em Sinop

A Associação Floresta Urbana e a Comissão Cobertura Verde...

Homem morre após colidir com poste em rodovia de Lucas do Rio Verde

Um motociclista morreu após colidir com um poste na...

Ministério Público denuncia ex que matou operadora de caixa em Sorriso

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso denunciou...
PUBLICIDADE