PUBLICIDADE

MT é o 21º entre os que enfrentam dificuldades em implantar saneamaneto

PUBLICIDADE

Saneamento básico será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa, em Cuiabá,  na terça-feira (15), às 14h. Dos 26 estados do Brasil, Mato Grosso ocupa a 21ª posição entre os que enfrentam dificuldades em implantar, ficando à frente apenas de estados como Pará, considerado o pior, Rondônia, Amapá, Maranhão e Piauí. Os dados são do ranking estadual pelo percentual de domicílios atendidos com rede de esgoto, realizado pelo Sistema de Informação de Atenção Básica. Os números são do ano de 2013 e mostram que apenas 12% das casas no estado recebem a assistência de saneamento.

De acordo com o último relatório feito pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), 100% da população da capital mato-grossense é atendida pelos serviços de água, mas somente 47,83% possuem serviços de esgoto. Os dados são de outubro de 2015.

Menos da metade da população da capital é atendida com saneamento básico; na cidade vizinha, Várzea Grande, a realidade é ainda pior. Conforme dados do Departamento de Água e Esgoto (DAE), somente 14% do esgoto é coletado e apenas 9% é tratado, segundo assessoria.

A audiência foi requerida pelo deputado estadual Wancley Carvalho (PV)  e o tema também se atrela às campanha da fraternidade deste ano – “Casa Comum, nossa responsabilidade” –  que tem o objetivo principal de chamar atenção para o assunto, sua importância para o desenvolvimento social, saúde integral e qualidade de vida a todos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros combatem 38 incêndios florestais neste domingo

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu...

Santa Carmem recebe mutirão da cidadania com serviços gratuitos

Moradores de Santa Carmem (40 km de Sinop) receberam,...

Novo centro

Foi inaugurado, há pouco, o novo prédio do Centro...
PUBLICIDADE