PUBLICIDADE

Secretaria estadual distribui 300 mil cadernetas para adolescentes

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) distribuiu aos 141 municípios mato-grossenses 300 mil Cadernetas de Saúde para adolescentes, sendo 150 mil para os meninos e 150 mil para as meninas. O objetivo é garantir a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Adolescente e Jovem. O material é desenvolvido pelo Ministério da Saúde e visa apoiar meninos e meninas entre 10 e 19 anos na fase de mudanças e descobertas próprias da adolescência.

“O material serve de instrumento de apoio aos profissionais no atendimento dessa população, de forma a garantir a promoção à saúde e a prevenção de agravos das crianças e dos adolescentes”, disse a coordenadora da área Saúde do Adolescente e Jovem, da SES, Cleidi Eliane de Souza ressaltando que o material está disponível nas unidades básicas de saúde, conforme a distribuição realizada por cada município pelo Escritório Regional de Saúde.

A coordenadora explica que a Caderneta é um documento importante para acompanhar a saúde e o desenvolvimento do adolescente. “Os dados da Caderneta funcionam como um tipo de prontuário e é fundamental sua apresentação toda vez que o adolescente for atendido por um profissional de saúde”.

Temas como a evolução do corpo feminino e masculino da infância à vida adulta, dicas de alimentação saudável, aparecimento de espinhas, violência sexual, sexo seguro, gravidez e direitos e deveres dos adolescentes são informados na Caderneta. Além disso, é possível fazer o controle da vacinação, com o registro das vacinas que devem ser aplicadas ainda na adolescência.

O material conta ainda com espaço para identificação detalhada de informações sobre altura e peso, índice de massa corporal, pressão arterial, evolução dos dentes, registro de alergias e doenças, além de informações sobre o clico menstrual, no caso da Caderneta da Adolescente.

Para organizar todas as ações e atividades voltadas aos adolescentes e jovens, além de monitorar o funcionamento dos projetos, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso possui uma área técnica exclusiva que realiza durante todo o ano diversas ações para a promoção, prevenção e recuperação dos agravos que podem acometer os adolescentes, garantindo assistência integral a esse público.

A Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Adolescente e Jovem desenvolvida pela área técnica da Saúde do Adolescente e Jovem, da SES, tem por eixo central o crescimento e desenvolvimento saudável, a saúde sexual e reprodutiva e a redução da morbimortalidade por causas externas.

Entre os temas trabalhados está a prevenção da violência contra o adolescente e o jovem, a identificação e tratamento de doenças como tuberculose e hanseníase e o acompanhamento e avaliação das condições de saúde. Também são acompanhadas a avaliação nutricional e promoção da alimentação saudável e a promoção da saúde sexual e reprodutiva, assim como a saúde oftalmológica.

Um dos programas desenvolvidos pela área técnica é o Programa Saúde na Escola (PSE) que visa à atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde. As ações do PSE são realizadas pelas equipes de saúde e educação de forma integrada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

UFMT inaugura espaço para acolher vítimas de assédio

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de...

Apostador de Mato Grosso ganha prêmio na Quina

Apostador de Cotriguaçu (954 km de Cuiabá) acertou, ontem...

Corpo de motorista que morreu em acidente no Nortão é transladado para Goiás

O corpo do motorista Joberson de Jesus José Ferreira,...

Bombeiros extinguem incêndio em Cláudia hoje e combatem focos na serra do Roncador

O Corpo de Bombeiros Militar extinguiu quatro incêndios florestais...
PUBLICIDADE