PUBLICIDADE

Secretaria estadual capacita representantes de municípios de MT

PUBLICIDADE

Quase 150 representantes de municípios mato-grossenses participaram, hoje, de um curso de capacitação com o objetivo de prepará-los para atuarem como facilitadores na etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades. O curso foi ministrado por servidores da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e ocorreu durante todo o dia, no auditório da Arena Pantanal, em Cuiabá.

Com o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade”, a 6ª Conferência Nacional das Cidades ocorrerá do dia 5 ao dia 9 de junho de 2017, em Brasília, e será precedida das etapas preparatórias com a realização das Conferências Municipais, que em Mato Grosso será de março a junho de 2016, e da Conferência Estadual, marcada para março de 2017.

Durante as conferências municipais, os cidadãos participantes irão debater e apresentar propostas sobre a “Efetivação da Função Social da Cidade e da Propriedade”, nas áreas de Habitação, Saneamento, Mobilidade/Acessibilidade e Planejamento Territorial.

As propostas validadas durante a etapa municipal serão encaminhadas para discussão na Conferência Estadual. As sugestões prioritárias definidas nesta segunda etapa serão enviadas à Conferência Nacional e o relatório final será remetido ao Ministério das Cidades.

“As Conferências Municipais são o primeiro passo para a definição das políticas públicas relacionadas ao Desenvolvimento Urbano. Assim, é importante que esses debates nos municípios sejam os mais democráticos possível e que resultem em boas propostas. Ao capacitar os cidadãos que atuarão como facilitadores, estamos contribuindo para a melhoria da qualidade desses debates e, consequentemente, dos resultados apresentados”, afirmou a gestora governamental da Seplan, Lucienne Fitipaldi, que ministrou palestra no período da manhã.

Entre as funções dos facilitadores, estão a de abrir o canal de comunicação entre os participantes, fazer a informação fluir, auxiliar os grupos de trabalho a identificar suas necessidades e estimular o pensamento crítico dos membros das equipes.

Para isso, eles foram orientados, durante a capacitação, a utilizar técnicas específicas. “Propomos para eles a utilização de algumas técnicas que facilitarão a socialização das propostas que surgirem durante a discussão e a organização das ideias, bem como auxiliarão na organização do processo e na documentação dos resultados”, explicou a gestora governamental Daniela Steinle.

No período da tarde foram realizadas oficinas, nas quais os participantes foram divididos em grupos de trabalho e colocaram em prática as orientações recebidas.

O secretário adjunto de Políticas Urbanas da Secretaria de Estado de Cidades, Cláudio Miranda, ressalta a importância da participação dos municípios nas conferências que antecedem as etapas estadual e nacional.

“Não é obrigatória a participação dos 141 municípios mato-grossenses nas discussões, porém vamos incentivar para que o máximo possível deles contribua para a formulação das políticas públicas. Nosso objetivo é ampliar o processo participativo e de gestão democrática”, disse.

A convite da Secretaria de Estado de Cidades (Secid), que coordena a realização das conferências municipais e estadual em Mato Grosso, participaram da capacitação os servidores da Seplan Lucienne Fitipaldi, Daniela Steinle, Telma Rassi, Lua Souza, Cícero Garcia, Janaína Almeida e Andréia Caldas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE