PUBLICIDADE

Sinop: adolescente indígena dá à luz a bebê prematuro em base de concessionária

PUBLICIDADE

Um bebê indígena da etnia Kayabi nasceu, ontem à noite, na base de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da concessionária, localizada BR-163, no perímetro urbano do município. A mãe estava com 6,5 meses de gestação e o bebê nasceu com 1,3 quilos.

De acordo com a enfermeira socorrista, Débora Ângela Nardino, a mãe, 16 anos, chegou de avião ao aeroporto de Santa Carmem e seguia para Sinop em uma ambulância da prefeitura, acompanhada por uma técnica de enfermagem da Fundação Nacional do Índio (Funai). Com dores, a ambulância parou na base para solicitar apoio para o parto, que foi realizado pela equipe da concessionária, formada por Débora e a técnica em enfermagem, Lilian Mendes.

Este foi o primeiro parto que Débora conduziu. Ela conta que quando chegou à ambulância, a mãe já estava em trabalho de parto. Havia uma preocupação com a saúde do bebê, por ser prematuro. “Foi uma experiência nova, porque era uma vida que estava sob minha responsabilidade. Na hora lembrei de tudo que tinha aprendido nos estágios e deu tudo certo. Quando ele chorou, a gente chorou junto”, lembra a socorrista, que está há um ano trabalhando na base.

A mãe e o bebê são da aldeia Moitará, que fica no Parque Indígena do Xingu. Como nasceu prematura, a criança foi enviada à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santo Antônio junto com a mãe por uma ambulância da Rota do Oeste. A unidade de saúde fica a apenas 15 minutos da base. “Quando a criança chegou lá, foi examinada pelo médico e passa bem”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Censo aponta que número de famílias chefiadas por mulheres cresce em Mato Grosso

Dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de...

Sinop prepara seletivo para contratar até 350 professores

O projeto de lei que prevê contratação de até...

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...
PUBLICIDADE