PUBLICIDADE

Mato Grosso teve mais de 60 pessoas em condições análogas às de escravo, aponta relatório

PUBLICIDADE

Relatório apresentado pelo portal Repórter Brasil e Instituto do Pacto Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO) mostra que foram 65 casos registrados desde 2008. O levantamento, divulgado na última semana, mostra que ainda que oito empregadores no Estado foram autuados por trabalho análogo à escravidão. O relatório levou em conta apenas os processos com decisão administrativa final, entre maio de 2013 e dezembro de 2015.

O caso envolvendo maior número de trabalhadores ocorreu em 2012, na zona rural de Feliz Natal (130 km de Sinoo). Na ocasião, 22 pessoas foram flagradas trabalhando em situação análoga à escravidão. Em Cuiabá, 21 trabalhadores estavam nas mesmas condições, em 2013. O proprietário de um residencial foi autuado. No mesmo ano, 15 trabalhadores foram “libertados” em uma fazenda, em Matupá, no Nortão.

Também foram registrados casos em Tapurah, em 2008 (6 trabalhadores); na trincheira Santa Rosa, em Cuiabá, em 2011 (11 trabalhadores); em uma fazenda, em Itanhangá, em 2012 (7 pessoas); na zona rural de Paranatinga, em 2015 (2 trabalhadores) e em um sítio, em Guarantã do Norte, em 2014 (1 pessoa).

O levantamento foi baseado em dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social, por meio da Lei de Acesso à Informação. Uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) proíbe o governo federal de divulgar a “lista suja” por conta própria, desde o final do ano passado. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE