PUBLICIDADE

Grêmios estudantis irão participar de Conselho Estadual da Juventude

PUBLICIDADE

Estudantes de unidades estaduais dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Barra do Garças, Sinop, Lucas do Rio Verde e Arenápolis participaram do ato de criação do Conselho Estadual da Juventude, sancionado pelo governador Pedro Taques na última semana, na Capital. Parte desses alunos pode compor o Conselho por meio dos Grêmios Estudantis das escolas.

O secretário adjunto de Política Educacional da Seduc, Gilberto Melo, explicou que a criação desse grupo é uma oportunidade única para o diálogo entre jovens e gestores. “O Grêmio Estudantil é a base para o fortalecimento da organização política entre os jovens. A partir dessa iniciativa eles vão sentir a importância de se organizarem em outras camadas da sociedade”.

A composição do Conselho está em construção e Gilberto Fraga pontua que a Seduc trabalha na instalação e garantia do funcionamento do grupo no que compete à pasta da Educação. O gestor acredita que apenas dessa forma será possível garantir a constituição de um pensamento crítico pra que os adolescentes se tornem sujeitos na criação de políticas igualitárias.

Iara Oliveira, que cursa o 1º ano na Escola Estadual 7 de Setembro no Distrito de Assari em Barra do Bugres, é secretária do Grêmio Estudantil. Ela veio acompanhada pelo professor Gilmar Santana Neves, pedagogo na escola que atende 400 alunos em todas as modalidades.

Gilmar é fundador do grêmio que existe há 10 anos e auxilia no desenvolvimento pedagógico, cívico e político dos estudantes. O professor destaca a importância do grupo como o primeiro contato dos jovens com a gestão democrática, visão que será ampliada com a participação no Conselho da Juventude e a possibilidade de um intercâmbio de ideias e culturas com pessoas de outras regiões.

O Conselho da Juventude também possibilitará a participação de jovens que atuam em outros grupos e organizações sociais, caso de Tainá Quadra do Nascimento que vai quase todos os dias à Arena Pantanal andar de skate, mas desta vez a visita ao local teve um motivo diferente: ela foi assistir a criação do conselho. Aos 19 anos, Tainá estuda o 3º ano no período noturno na Escola Estadual Júlio Muller, em Cuiabá e há dois anos pratica o esporte e participa do coletivo feminino Divas Skateras.

“Vim porque queria ver as propostas para a juventude esportista, pois acredito que é importante incluir os jovens em atividades positivas. No meu caso, quero saber quais os investimentos devem acontecer nas pistas.  Aqui na Arena antes nem podíamos andar, aí o governo colocou três obstáculos, mas acredito que esse é apenas o primeiro passo é preciso ampliar as opções para quem quer começar a praticar esportes” comenta.

Já Narumi Ito compõe a Pastoral da Juventude de Pontes e Lacerda. A jovem que estudou na Escola Estadual 14 de Fevereiro e participou de diversos programas e projetos educativos como o Jovem Embaixador, Parlamento Jovem Brasileiro, Olímpiada de Língua Portuguesa e Olímpiada Nacional em História do Brasil incentivada pela Seduc, acredita que a principal pauta do grupo recém-constituído deve ser a educação.

“O conselho pode discutir formas de ampliar o conhecimento e meios de fornecer capacitação para os adolescentes. Para saber dos que os jovens precisam é necessário nos permitir falar sobre as nossas necessidades, por isso a criação desse conselho é tão importante”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE